compartilhe >>

Através das crianças, uma forma de combater a dengue


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/05/2021 14:20
Atualizado 16/05/2021 14:35

Geral   CUIDADO

No trânsito ou na vida. Qual o adulto nunca foi questionado por uma criança sobre uma atitude errada que tenha tomado? Na inocência de cada gesto os pequenos tem mesmo o poder de nos fazer parar e refletir. Pensando nisso, uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária do Município, tem levado aos educandários de Vera Cruz, um projeto de conscientização quanto aos perigos da dengue e da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador também de outras doenças como Zika e Febre Chikungunya.

Conforme a secretária da Educação de Vera Cruz, Micheli Rech, as atividades são desenvolvidas com o objetivo de conscientizar os pais por meio das crianças. Assim, de acordo com a mandatária da pasta, os alunos aprendem e levam o conhecimento para o convívio familiar. “Desenvolvemos a atividade na quarta-feira em uma escola de ensino infantil e na próxima semana faremos o mesmo em um educandário de ensino fundamental. Vamos contemplar todas as escolas com o projeto, porém o cronograma ainda não foi definido. Organizaremos isso com as equipes diretivas das escolas. Inicialmente estamos fazendo uma vez por semana, mas possivelmente ampliaremos as atividades nos próximos períodos”, explica.

De acordo com a secretária da Saúde de Vera Cruz, Clair Tornquist, o Município recebeu um reforço para a execução das ações que são trabalhadas por meio da parceria entre as Secretarias. “Dois agentes do Estado foram recebidos pela Prefeitura para reforçar esta ação. Isso fortalece as ações do Município. Vimos isso com bons olhos já que eles estão somando, capacitando e se colocando a disposição. A proposta dos agentes vem de encontro a proposta do Município de educar na saúde e reforça nossas ações de intersetorialidade que é característica do município”, frisa.

Nesta semana as ações foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil Pingo de Gente. Já na semana que vem é a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Carlos Rech. Os demais educandários ainda não foram divulgados.

Fumacê

O serviço de pulverização espacial veicular, conhecido como fumacê, que tem por objetivo conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti foi realizado ontem em Vera Cruz. O inseticida foi aplicado no Bairro Arco-Íris e em alguns locais do Bairro Cipriano de Oliveira, localidades que apresentam o maior número de casos da doença. O mecanismo serve, no entanto, para eliminar insetos na fase adulta.

Segundo a Prefeitura, o uso do produto não gera prejuízos para a saúde humana. Inclusive, o Executivo orientou a população que deixasse portas e janelas abertas para que as gotículas do inseticida chegassem até o interior das residências.

A Secretaria da Saúde confirmou que esta foi uma ação orientada pelo Ministério da Saúde e que é desenvolvida uma única vez a fim de controlar o avanço do mosquito.


Foto: Divulgação
Escolas de Vera Cruz estão recebendo projeto que visa alertar para os perigos da dengue e da proliferação do Aedes
Escolas de Vera Cruz estão recebendo projeto que visa alertar para os perigos da dengue e da proliferação do Aedes