compartilhe >>

Arauto Saúde: os cuidados com o trabalhador durante a pandemia


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 01/05/2021 08:00
Atualizado 01/05/2021 08:44

Geral Arauto Saúde   DE OLHO NA SAÚDE

Na semana em que se comemora o Dia do Trabalhado, é necessário destacar a organização das indústrias durante a pandemia para que seus colaboradores pudessem trabalhar com segurança, tentando minimizar ao máximo o risco de transmissão da doença dentro do ambiente de trabalho das empresas.

A supervisora da área de saúde da Japan Tobacco International (JTI), enfermeira do trabalho Raquel Roth, é a convidada desta semana do Arauto Saúde e explica a importância dos cuidados no ambiente interno das indústrias, que contam com a presença maior de trabalhadores em suas dependências. Segundo Raquel, a indústria como um todo teve de passar por uma grande adaptação por conta da pandemia. “Lembro que uma das primeiras ações, conforme os decretos municipais, foi mapear os grupos de risco, pois tínhamos de cuidar da saúde desses colaborardes em especial. Logo, eles foram imediatamente afastados do trabalho presencial para preservação de sua saúde. Na sequência,  evoluímos para avaliação de quais outros colaboradores poderiam realizar seu trabalho de forma remota”, ressalta.

A supervisora ainda lembra que é fundamental que os funcionários sigam os protocolos estabelecidos no ambiente de trabalho, e também em casa. “Eu sempre falo que a pandemia trouxe esta questão dos cuidados, pois se eu optar por não fazer o uso adequado de máscara, não realizar o isolamento, vou acabar não só prejudicando a mim, como também a saúde do coletivo. Dentro da empresa, a gente vem desenvolvendo várias campanhas  para conscientizar os colaboradores quanto a esse item, que é cuidar da gente, mas também cuidar daqueles que estão nos esperando em casa”, orienta a profissional da saúde.

Dessa forma, Raquel finaliza ressaltando que é fundamental que sejam adotadas todas as medidas de segurança possíveis diante da situação que a pandemia impôs. “No cenário atual de pandemia, cuidar da saúde do trabalhador tem outro viés. O Serviço de Saúde se reestruturou e passou a atuar na linha de frente, liderando diversas iniciativas de prevenção e assistência à saúde dos colaboradores, não apenas no âmbito ocupacional,  mas também com foco na saúde coletiva”, complementa a enfermeira do trabalho.

 


Foto: Divulgação
Empresas precisaram se adaptar para evitar transmissão da doença dentro do ambiente de trabalho
Empresas precisaram se adaptar para evitar transmissão da doença dentro do ambiente de trabalho