Feed de Negócios
compartilhe >>

Da infância na lavoura à consolidação como referência no comércio: Liane Hass transpira amor pelo que faz


Publicado 01/05/2021 18:40

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Inspiradora. Essa é a palavra que resume a trajetória de Liane Beatriz Haas, gerente da Colombo em Santa Cruz do Sul. Há quase 20 anos na empresa, a santa-cruzense orgulha-se da trajetória profissional e recorda com carinho os bons momentos que a conduziram para onde atualmente está. Desde muito nova, na sua infância no meio rural, Liane aprendeu a importância do trabalho ao observar a família nas lavouras de tabaco. Mais tarde, ao chegar na cidade, sabia que seria necessária toda a dedicação para também alcançar bons resultados.

Nos primeiros dois anos, Liane trabalhou com a cobrança de estacionamento rotativo em Santa Cruz do Sul e depois ficou mais 24 meses como vendedora em uma loja de roupas. Depois disso, a oportunidade que mudaria sua vida chegou. Em época de fim de ano, a Colombo abriu quatro vagas temporárias. Em meio aos 100 currículos na disputa, lá estava o de Liane Beatriz Haas, que torcia pelo resultado positivo. Afinal, ao escutar a propaganda da loja que dizia que "a felicidade mora aqui", a jovem ficou animada em ver tudo que o espaço, realmente, tinha de bom.

Selecionada e com muita vontade de trabalhar, fazer a diferença e alcançar metas, Liane conquistou bons resultados já nos primeiros meses de trabalho, o que proporcionou que fizesse a CNH e comprasse uma Honda Biz. "Eu queria vender tudo que tinha na loja", diz. E foi esse entusiasmo que a manteve na loja mesmo após o fim do contrato temporário. Mesmo sem experiência na venda de eletrodomésticos e móveis, ela tinha algo que a diferenciava: vontade de aprender e de se tornar melhor. Para isso, contou com o apoio de Sadi Scherer, que lhe abriu as portas, lhe ensinou o caminho e todo o abc do sucesso. 

Nove anos se passaram como vendedora e Liane foi em busca de novas oportunidades dentro da empresa. "Fiz um curso de trainee para ser coordenadora de loja, quando fiquei 55 dias em Farroupilha. Quando voltei, o gerente da época, o Cláudio, me disse que eu não ficaria como coordenadora porque o feedback do treinamento havia sido bem positivo e que, provavelmente, viria outra oportunidade", relembra. Então, Liane foi enviada para a Serra Gaúcha, onde ficou quase 10 anos gerenciando lojas de Nova Prata e Bento Gonçalves. Mas, com saudade de casa, resolveu pedir para Adelino Raymundo Colombo - fundador da rede - uma oportunidade em sua terra natal.

Uma semana depois, Liane estava retornando para Santa Cruz do Sul, onde queria construir uma nova história, agora como gerente. "Foi um momento marcante na minha vida. Vejo hoje clientes que eu mobiliava casas e agora tô mobiliando a casa dos filhos desses clientes. É um prazer enorme! Tenho orgulho e admiração por Santa Cruz do Sul. Eu carrego o peso de estar hoje na cidade que eu quis voltar. Então, eu tenho o compromisso de prestar um excelente atendimento aos meus clientes", diz. Atualmente, a gerente é responsável indiretamente por 20 pessoas que fazem o dia a dia da Colombo no município.

O segredo? Amar o que faz. "Não me vejo fazendo outra coisa. Sinto prazer de estar aqui todos os dias. Eu falo para meus colaboradores que eu acordo trabalhando como se fosse o primeiro dia. Por isso, gosto de trabalhar com pessoas que querem fazer a diferença, prestam um bom atendimento e gostam do que fazem. Precisamos fazer os clientes se sentirem em casa, encantá-los com uma loja linda e muita organização", pontua. Exigências que fazem dela uma gerente admirada pelos superiores, mas também muito querida e respeitada por todos aqueles que fazem o cotidiano da Colombo ao seu lado.

A Coluna Feed de Negócios presta sua homenagem a Ramão Guilherme Dornelles Lopez, marido de Liane Beatriz Haas, que faleceu no dia 19 de março de 2021, vítima da Covid-19. Uma perda dolorosa para a esposa, filhos, familiares, amigos, colegas de trabalho e para o comércio de Santa Cruz do Sul. 


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Há quase 20 anos na empresa, Liane Beatriz Haas acorda todos os dias motivada a ir para o trabalho fazer o seu melhor
Há quase 20 anos na empresa, Liane Beatriz Haas acorda todos os dias motivada a ir para o trabalho fazer o seu melhor

Foto: Arquivo Pessoal
Ao lado do marido (in memoriam) e filhos
Ao lado do marido (in memoriam) e filhos

Foto: Arquivo Pessoal
Na loja uma super gerente, com a família uma super mãe
Na loja uma super gerente, com a família uma super mãe