compartilhe >>

Baixo nível do Rio Jacuí motiva ações da Corsan em Rio Pardo


Publicado 25/04/2021 07:34
Atualizado 25/04/2021 07:35

Geral   ALERTA

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) já realiza medidas de prevenção ao desabastecimento em Rio Pardo, por conta da situação atual do nível do Rio Jacuí. Segundo o superintendente regional da companhia, José Roberto Epstein, a situação é uma das piores dos últimos anos no município.

Para enfrentar o cenário, a companhia realizou a instalação de bombas de pré-recalque no rio a fim de garantir a captação de água. "Em função disso que estamos conseguindo manter o abastecimento lá, assim como ocorre em Cachoeira do Sul", destaca. 

E é a partir do monitoramento do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul que a Corsan visualiza a situação atual. "O nível normal no município é de até 18 metros, uma referência nossa. Atualmente, o nível está abaixo de 13,5 metros", fala.

Santa Cruz do Sul

Embora a situação já se agrave em outros municípios, José Roberto Epstein salienta que a disponibilidade de água do Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, está dentro da normalidade. "Ele está nesse momento com 4,70 metros. O máximo dele é 4,82 metros", diz. 


Foto: Divulgação/Corsan
Companhia instalou bombas de pré-recalque para conseguir manter o abastecimento no município
Companhia instalou bombas de pré-recalque para conseguir manter o abastecimento no município