compartilhe >>

Mais empreendimentos de grande porte devem ser anunciados para Santa Cruz ainda no primeiro semestre


Publicado 26/04/2021 07:00
Atualizado 26/04/2021 07:19

Geral   DESENVOLVIMENTO

Santa Cruz do Sul deve ter o anúncio de mais empreendimentos de grande porte ainda no primeiro semestre de 2021. A primeira empresa confirmada para o município neste ano foi o Grupo Sacyr, responsável pela concessão da RSC-287, que deve gerar pelo menos 200 empregos diretos a partir de maio. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, Márcio Martins, há novas negociações em andamento e talvez mais um ou dois grandes anúncios ocorram nos próximos meses.

De acordo com Martins, as empresas, por questões óbvias, pedem sigilo durante as negociações, mas ele antecipa que a BR-471 está no radar desses empreendimentos. Com base nas maiores demandas por enquanto da pasta, o secretário ressalta que os principais segmentos que procuram o município são dos ramos da alimentação, medicamentos, setor fumageiro e metalúrgica. Assim como ocorreu com a Sacyr, as empresas certamente se beneficiarão da lei de incentivo da Prefeitura, gerando ainda mais empregos para a comunidade.

Afinal, conforme destaca o secretário, o município deu um passo importante com a recente aprovação pelo Legislativo da alteração da lei de incentivo - chamada Desenvolve Santa Cruz. "Penso que, desta forma, qualquer empresa que quiser se instalar na região tem uma grande chance de vir para nossa cidade, pela infraestrutura, qualificação das pessoas, segurança, saúde e educação. Tudo isso é levado em consideração no momento da escolha e o que 'perdíamos' para os outros municípios, que eram os incentivos, foram resolvidos", comenta. 

Com as mudanças na lei, Martins explica que Santa Cruz do Sul oferecerá as melhores condições que a legislação permitir em prol de novas instalações ou expansão de empresas, que resultam em novos postos de trabalho. "Esperamos que não só as empresas que estão vindo se instalar gerem esses empregos, mas também as que já estão aqui, através dos incentivos da lei Desenvolve Santa Cruz. Acredito que, no mínimo, uns 600 novos empregos sejam gerados por essas empresas que estão expandido ou se instalando", revela.  

O secretário ainda comenta sobre o projeto Balcão do Empreendedor, em desenvolvimento na Prefeitura. "Acho que essa será a grande marca do governo Helena/Elstor, na parte de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a criação de um novo Distrito Industrial", diz. O objetivo da proposta é formar uma equipe para auxiliar na abertura de novos negócios no município. 


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Após confirmação da chegada da Sacyr, Prefeitura já realiza novas negociações
Após confirmação da chegada da Sacyr, Prefeitura já realiza novas negociações