compartilhe >>

Trio de soberanas de Vale do Sol vai reinar por mais dois anos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 17/04/2021 14:12

Geral   CONCURSO TRANSFERIDO

A noite do dia 8 de novembro de 2019 está marcada na memória de Marieli Müller, Thainá Beling e Fernanda Quoos. A data as consagrou como as novas soberanas de Vale do Sol, para um reinado de dois anos.
Tradicionalmente, desde 1997 – quando foi eleita a primeira rainha, Cristiane Scherer, primeira princesa, Fernanda Finkler e segunda princesa, Mári Lisângela Durante – o trio de soberanas reina por dois anos e assume o compromisso e a responsabilidade de representar o município em vários eventos e festividades, divulgando as potencialidades, a história e cultura da cidade. 

No entanto, para as atuais majestades, o mandato foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus. Como efeito, a suspensão de eventos e de diversas atividades. Sem os costumeiros bailes da terceira idade, quermesses e feiras, rainha e princesas pouco tiveram a chance de evidenciar Vale do Sol. “Ser soberana não é somente um título, é responsabilidade, é amor ao município, é ter orgulho de contar a sua história”, reflete Marieli. 

Mas antes de conquistar as almejadas coroa e faixa, as candidatas aos cargos percorrem um período intenso nos meses que antecedem a data final do concurso. São reuniões, palestras, atividades práticas e idealização de atividade social. Exige preparo e determinação para que, após eleitas, bem representem o município.

Para novembro deste ano, estava prevista mais uma edição do concurso que elegeria um novo trio de soberanas. Por conta disso, as atuais oficializaram um pedido de prorrogação do reinado a fim de que tenham a oportunidade de representar Vale do Sol e vivenciar a experiência de ser soberana, ao passo que as consequências da Covid-19 diminuírem.

Na semana passada, o trio se reuniu com o prefeito Maiquel Silva para pleitear o adiamento do concurso. A resposta foi positiva. “Desde a escolha das soberanas, em 2019, poucas atividades foram realizadas em que elas pudessem participar. Também, um dos momentos mais marcantes é a apresentação dos trajes típicos, o que aconteceu somente um ano depois, em novembro do ano passado, durante a semana do município, em um desfile em carro aberto pelas ruas da cidade. Essa foi a única oportunidade, de lá para cá, em que usaram os vestidos. Pensando em todas essas questões, prorrogamos por dois anos”, explica o Prefeito.

IDADE MÁXIMA

Desse modo, a próxima escolha das soberanas, se as coisas voltarem ao normal, acontecerá em novembro de 2023. Por isso, conforme Maiquel, foi estabelecido que a idade máxima para participar do concurso passará de 24 anos para 26 anos, com o intuito de não prejudicar o sonho de quem almeja participar da escolha e irá completar 24 anos neste ano. 

Para a rainha Marieli Müller, a primeira princesa Thainá Beling e segunda princesa Fernanda Quoos, o sonho de um reinado recheado de atividades está vivo. “Acreditamos que se fossem outras meninas em nosso lugar, elas também iriam pedir pela prorrogação, pois a vontade de representar o município é grande e de participar da tradicional feira do nosso município é maior ainda. Temos a certeza que a comunidade vale-solense continuará nos apoiando”, frisa Marieli, contente.

 


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Em reunião, a rainha Marieli e as princesas Thainá e Fernanda pediram pela prorrogação
Em reunião, a rainha Marieli e as princesas Thainá e Fernanda pediram pela prorrogação