compartilhe >>

Código de Trânsito Brasileiro terá mudanças a partir desta segunda


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/04/2021 11:00
Atualizado 11/04/2021 13:23

Geral   NOVAS REGRAS

Apartir da próxima segunda-feira, dia 12, os motoristas estarão diante de novas regras do Código Brasileiro de Trânsito. Entre as principais mudanças estão o aumento do período para renovação para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aumento do limite de pontos para suspensão da CNH, aumento do prazo para identificação do infrator, entre outros. 

Motociclistas 

Algumas alterações impactarão diretamente os condutores dos veículos de duas rodas. Uma delas é a utilização do capacete sem viseira ou óculos proteção;  ou com viseira aberta, em más condições ou com película na viseira; ou ainda com viseira com padrão diverso do cristal no período noturno. Antes infrações leves, agora passam a se tornar médias. A mesma alteração vale para os passageiros que não respeitarem o uso correto do capacete.

Ainda, haverá a implementação  de área de espera, delimitada por duas linhas de retenção atrás da faixa de pedestres, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores. A área será imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Conforme o Coordenador do Programa Trânsito Vida  e Instrutor de Trânsito, Antônio César Alves, mesmo com a flexibilização de algumas regras, é necessário os motoristas estarem conscientes das atitudes no trânsito. “Precisamos estar preparados e conscientes para toda a mudança e refletir sobre nossos atos, se eles serão ou não benéficos para mim e para a coletividade”, ressalta o instrutor de trânsito.

Segundo o Chefe do Setor de Segurança Viária na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, Marcelo Saturnino, esta será a maior alteração do Código de Trânsito Brasileiro até hoje, pois foram muitas realizadas muitas modificações do texto legal. "Toda mudança legislativa e normativa visa, primeiramente, atualizar os textos de acordo com os tempos atuais, como dito anteriormente, tentar melhorar a eficiência dos processos executados pela administração pública, trazendo mais segurança jurídica e, principalmente, tentar melhorar a segurança viária", ressalta

Confira as principais alterações:


Foto: Rafael Cunha
Motoristas devem se atentar para as novas regras
Motoristas devem se atentar para as novas regras

Arte: Jornal Arauto
Mudanças começam a partir da próxima segunda-feira
Mudanças começam a partir da próxima segunda-feira