compartilhe >>

Arauto Saúde: os principais cuidados com a visão desde os primeiros anos de vida


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 10/04/2021 08:00

Geral Arauto Saúde   PREVENÇÃO

Um dos principais sentidos que o ser humano têm é a visão. Dessa forma, é necessário que sejam adotados  todos os cuidados possíveis para que não se tenha complicações neste recurso tão importante que utilizamos para observar o mundo e realizar grande parte das atividades que nos são designadas ao longo do dia. O oftalmologista Jaime Fracasso Junior é o convidado desta semana do Arauto Saúde e explica a importância dos cuidados com a visão desde os primeiros anos de vida.
Conforme Jaime, a ida ao oftalmologista deve ser realizada ainda nos primeiros anos de existência do recém-nascido. “Os cuidados com a visão já começam desde os primeiros meses de vida, pois a visão é o nosso meio de relacionamento com o mundo. O bebê desde os primeiros dias começa a reconhecer os pais, então a gente recomenda uma avaliação oftalmológica já no primeiro ano de vida. Este cuidado tem que seguir ao longo da infância, adolescência e vida adulta”, afirma Jaime.

O oftalmologista alerta sobre o tempo que ficamos olhando para as telas de celulares, televisão, computador, notebook, entre outros. “O recomendado é que a criança tenha contato  com as telas  30 minutos por turno, quando chegar esse período tem que cessar o contato, e iniciar somente no próximo turno. Para o adulto seria o mesmo, pelo menos fazer uma pausa, olhar pra longe, pra não ficar só focando na tela.  Temos que ficar atentos a isso”, ressalta o especialista, que cita possíveis sinais que possam representar problemas de visão nas crianças. “A criança  não conseguir desenvolver suas atividades, não copiar do quadro, ou assistir a televisão de uma distância correta, são sinais indiretos que algo não está bem. Mas só com uma avaliação oftalmológica para ter certeza”, revela o oftalmologista.

Ainda, um ponto que tem se tornado uma dificuldade para quem já utiliza os óculos é o embaçamento  que causa em razão do uso da máscara. Para isso, o especialista sugere algumas orientações. “Os óculos chegaram antes da máscara, então a máscara deve ser adaptada. Uma possibilidade é usar as máscaras com o ferrinho no nariz para vedar. Outra opção é colocar os óculos mais pra frente ou até higienizar a lente dos óculos com lenços específicos para evitar esse embasamento. No entanto, deve-se ter cuidado para escolher os produtos corretos”, finaliza.


Foto: divulgação
Ida ao oftalmologista deve ser realizada desde os primeiros anos de vida
Ida ao oftalmologista deve ser realizada desde os primeiros anos de vida