Feed de Negócios
compartilhe >>

Casa Nova: construção de um sonho pelas mãos de Gilmar dos Passos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 08/04/2021 19:00
Atualizado 09/04/2021 14:10

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Na construção de um imóvel, um bom alicerce é fundamental para garantir o sucesso da obra. Na trajetória da Casa Nova Materiais de Construção essa base começou a ser construída há quase três décadas, com Gilmar Ferreira dos Passos – que segue à frente do negócio. Hoje, um dos profissionais mais admirados da construção civil na região, Gilmar deu os primeiros passos na área aos 15 anos. Desde então, o empresário, que é natural de Sobradinho, criou gosto pelo trabalho, tanto que decidiu montar o próprio negócio, escolhendo a terra da Oktoberfest para firmar raízes.

“Vim para a cidade e aluguei uma casinha aqui perto da loja e um terreno. Depois de um ano, mais ou menos, comprei o terreno que sedia a loja até hoje”, relembra Gilmar, ao contar que tudo começou na esquina junto à Avenida Gaspar Bartholomay, 854 - atual endereço. “Fiz uma lojinha de 5.4 x 5.4 de madeira. Bem no início fechava o negócio para ir fazer entrega e quando chegava já tinha gente me esperando. Depois, consegui contratar um funcionário e durante seis meses passamos só nós dois na loja”, recorda. 

A Loja se Instalou e a Família Cresceu

Tempos depois de iniciar os trabalhos em Santa Cruz, Gilmar recebeu uma notícia mais que especial, que viria a somar a alegria de ver o negócio tomando forma: se tornaria pai, pois as gêmeas Amanda e Ana viriam ao mundo em alguns meses. “Nessa época, eu trabalhava de 14 a 15 horas por dia. E no fim de semana fazia uns fretes, levava os caminhões para lavar. Conforme elas cresceram, o passeio de fim de semana se tornou a ida até a loja para lavar os caminhões”, conta. Anos mais tarde a família voltou a aumentar e, além das gêmeas, hoje com 28 anos, o empresário é pai de Gustavo, de 21 anos, e Antônio, de 13 anos. “Eles são minha motivação”, diz o pai orgulhoso. 

Quando pequenos, os filhos acompanhavam a dedicação do pai junto aos negócios e, hoje, depois de adultos, também fazem parte da equipe Casa Nova. Amanda trabalha junto à parte de projetos, execução e infraestrutura. Já a irmã Ana tem suas atividades voltadas para a parte administrativa da loja e da Construtora Casa Nova – outro empreendimento do Grupo Casa Nova.

Evolução

Nos primeiros anos de loja, em Santa Cruz, Gilmar conta que tinha inúmeros sonhos, entre eles, o de ter um telefone fixo para atender os clientes – história que conta até hoje para os filhos e amigos, sem esquecer das dificuldades do início da trajetória. “Era muito difícil de conseguir um telefone fixo. Mas mirei nesse meta e alcancei”, lembra emocionado. Assim que o objetivo se concretizou, decidiu nunca mudar o número, que atualmente se mantém o (51) 3715-1398.

Com o passar do tempo e conforme ganhou a confiança de clientes e parceiros, o empresário viu a oportunidade de ampliar os negócios. “Como a gente tinha uma demanda de casinhas mais baratas e logo surgiram as casas de alvenaria e os prédios, vimos a necessidade de implementar a construtora”, revela. Dessa forma, aos 10 anos de Casa Nova, Gilmar já contava com loja própria, que havia passado por ampliação desde a primeira construção, e disponibilizava à comunidade de Santa Cruz e região, além dos materiais, os serviços da construtora. “Em 1991, a gente tinha um funcionário. Com 10 anos, já contávamos com 20 trabalhadores na equipe. Depois, aos 20 anos, esse número aumentou para mais de uma centena, o que é motivo de muito orgulho”, pontua o proprietário.

Hoje, Gilmar afirma que, apesar de a rotina ter menos horas de trabalho, a dedicação segue muito grande, apostando além da loja, na construção de loteamentos. Entre eles, possui dois no bairro Arroio Grande e três em Linha João Alves, terrenos e empreendimentos em Linha Santa Cruz, próximos a Unisc e em Vera Cruz, bem como investimentos em andamento em outros municípios do Estado.

Com uma história tão sólida e que foi construída por diversas mãos, na comemoração dos 30 anos - em dezembro deste ano - a Casa Nova quer evidenciar para a comunidade o lado humano do negócio, homenageando aqueles que estão nessa trajetória há muito tempo. “A gente sempre se chama de família, então, queremos mostrar para Santa Cruz do Sul e região os rostos de quem construiu isso aqui com a gente”, frisa. 


Foto: Divulgação
Gilmar, um apaixonado pela construção civil, abriu seu próprio negócio em 1991
Gilmar, um apaixonado pela construção civil, abriu seu próprio negócio em 1991

Foto: Divulgação
Primeira fachadas da Casa Nova, na inauguração
Primeira fachadas da Casa Nova, na inauguração

Foto: Divulgação
Construção da sede atual da Casa Nova
Construção da sede atual da Casa Nova