compartilhe >>

Rotaract Club de Vera Cruz promove o projeto Recicla & Aprende


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 23/03/2021 14:00
Atualizado 23/03/2021 14:07

Geral   CONSCIENTIZAÇÃO

Com o objetivo de conscientizar a população vera-cruzense para a educação ambiental, o Rotaract Club de Vera Cruz está desenvolvendo o projeto Recicla & Aprende, presidido pela rotaractiana Deiliane Castro e coordenado pela companheira Camily Moisés. Assim como ocorre na Capital das Gincanas, o projeto está sendo desenvolvido por diversos Rotaracts Clubs do Estado, porém, cada um está aplicando a sua maneira, de acordo com as necessidades da comunidade e do município. 

Em uma primeira etapa, o Rotaract realizou um bate-papo online sobre resíduos sólidos e divulgou a nova coleta seletiva desenvolvida em Vera Cruz há alguns meses – com a inserção de um dia de coleta seletiva na zona urbana, que conduz o lixo reciclável das casas diretamente até a associação dos catadores, a Acotrali.

Neste primeiro momento, os convidados Ricardo Moacir Konzen, coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e Marcos Ferreira, engenheiro ambiental, ressaltaram a importância da educação ambiental e enfatizaram a temática dos 5R’s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ainda na primeira etapa, o clube divulgou em suas redes sociais informações sobre os resíduos sólidos, como seu impacto ambiental, dados estatísticos, formas de reaproveitamento e, em nível municipal, os últimos números levantados pelo Município de Vera Cruz, como forma de interagir e trocar conhecimentos com a comunidade local. 

A segunda etapa do projeto está em andamento e possui como enfoque a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos. Dessa forma, o clube estará divulgando a partir do dia 29 de março, vídeos nas páginas oficiais do Rotaract – um a cada semana - onde convidados e os próprios integrantes do clube irão demonstrar maneiras de construir alguns itens a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis. A partir dos vídeos, que serão publicados na página do Instagram e do Facebook , o objeto é mostrar para a comunidade que ainda é possível aproveitar itens considerados descartáveis. Assim, o que seria “lixo” para alguns, poderá ser utilizado por outros.

 


Foto: divulgação
Nesta fase, membros do clube vão mostrar como dar novo uso a materiais recicláveis
Nesta fase, membros do clube vão mostrar como dar novo uso a materiais recicláveis