Feed de Negócios
compartilhe >>

Confeitaria Ivane aposta no amor como ingrediente principal em mais de 20 anos de sucesso


Publicado 20/03/2021 19:15

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Amor é o ingrediente principal em qualquer receita de doce ou salgado preparada por Ivane Weigel. Deve ser por isso que a confeitaria – iniciada dentro da cozinha de casa – é um sucesso absoluto e se tornou referência em sabor, qualidade e atendimento em uma trajetória de mais de 20 anos, construída de forma simples e sem pretensões.

Após atuar por um longo período no comércio, a santa-cruzense decidiu parar de trabalhar para cuidar das filhas Júlia e Fernanda. Mas foi nesse período, que Ivane se descobriu em uma nova profissão. “Comecei a fazer doces, tortas e salgados em casa mesmo. Meus vizinhos gostavam muito, porque eu fazia para os aniversários deles - e foram me incentivando a produzir mais para também vender. Com essa propaganda “boca-a-boca”, fui crescendo e buscando ainda conhecimento”, conta.

Sem experiência no ramo, mas disposta a aprender, Ivane passou por cursos de doceira com a saudosa Gilda Rauber. “Eu não sabia fazer muita coisa, mas eu sempre fiz o que eu gostava de comer. Se eu achava que um recheio não iria ficar bom, eu já não fazia”, afirma. Agregado a isso, ela teve que contar com a ajuda de outras mãos para produzir os doces e salgados. Primeiro, a sogra Zita. Depois, a cunhada do irmão, Loreni que, inclusive, é uma das confeiteiras até hoje. E lá, na cozinha de casa, que Ivane e sua enxuta equipe iniciaram, até que o espaço ficou pequeno e decidiram se mudar para a garagem. “Como estávamos crescendo muito, chamei a minha comadre para vir ajudar na produção e contratei uma diarista, a Lisete, para cuidar da minha casa. Mas no fim, ela também acabou na confeitaria e está até hoje”, relembra, sorrindo.

Dez anos se passaram e o sucesso, cada vez maior. Foi então que Ivane alugou uma sala comercial mais ampla, na Rua Emílio Rabenschlag, nos fundos do Zaffari e, por lá, seguiu mais 10 anos, até que, mais uma vez, o espaço ficou pequeno para o tamanho do empreendimento. “Depois de analisar alguns lugares, decidimos investir fortemente e compramos, em julho de 2017, o prédio onde por muito tempo atuou um famoso restaurante da cidade, aqui na Rua Osvaldo Cruz. Reformamos todo ele e agora estamos aqui nessa estrutura de 300m². Foi um momento muito marcante para nós”, destaca a confeiteira.

A Confeitaria Ivane oferece aos clientes mais de 50 sabores de tortas, além de doces, salgados, congelados e opções sem glúten e sem lactose. Ainda, no cardápio recheada de coisas boas, surgiram também as mini tortas que foram uma das alternativas em meio à pandemia. “Hoje, temos um freezer com pronta entrega, coisa que não fazíamos antes. Outra coisa que está tendo muita saída são os salgados congelados, que as pessoas têm a possibilidade de assar ou fritar em casa. Ainda, estamos reformulando o nosso site para que nossos clientes, da região e de fora do Estado, possam comprar de forma on-line”, analisa Ivane.

Para ela, uma das maiores realizações é poder trabalhar em família, ao lado do marido Marcos e das filhas Júlia – formada em Nutrição - e Fernanda – em Administração -, que são o braço direito dela na empresa e na vida. "Somos entre 15 colaboradoras aqui e poder trabalhar com as minhas filhas e saber que ela vão tocar o negócio, é muito gratificante", finaliza.

Conheça a confeitaria clicando aqui.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Ivane comanda confeitaria ao lado das filhas Julia e Fernanda
Ivane comanda confeitaria ao lado das filhas Julia e Fernanda