compartilhe >>

Santa Cruz confirma primeiro caso de zika vírus e dois novos casos de dengue


Publicado 17/03/2021 14:13
Atualizado 17/03/2021 14:33

Geral   INFESTAÇÃO DE MOSQUITO

Santa Cruz do Sul registrou o primeiro caso de um morador infectado pelo zika vírus em 2021. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, o morador infectado reside no distrito de Rio Pardinho e contraiu a doença dentro do município. O órgão agora fará uma varredura na residência, bem como em áreas próximas a fim de analisar a dimensão da incidência do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Também nesta quarta-feira (17), a vigilância confirmou dois novos casos de dengue em Santa Cruz, em residentes dos bairros Ana Nery e Centro. Com isso, até o momento, já são três casos da doença em 2021 que, assim como o zika, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em todo o ano passado foram quatro casos de dengue confirmados no município.

Saiba quais são os principais sintomas da dengue e do zika vírus

Zika

Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. 

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é o vetor do Zika Virus e da Febre Chikungunya. O principal sintoma da dengue é a febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, é chamada de dengue hemorrágica.

 


Foto: Divulgação / Pixabay
As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti