compartilhe >>

Região começa a semana na expectativa da aprovação do pedido de cogestão


Publicado 22/02/2021 06:25
Atualizado 22/02/2021 08:48

Geral   DISTANCIAMENTO CONTROLADO

O mapa preliminar da 42ª rodada, divulgado na sexta-feira (19), trouxe 11 regiões em bandeira preta, que significa nível altíssimo, o mais crítico no que diz respeito à velocidade de transmissão da doença e capacidade hospitalar. Além do Vale do Rio Pardo, as regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre e Taquara foram classificadas em bandeira preta. As outras dez regiões Covid estão em bandeira vermelha.

Sendo assim, os prefeitos da região, reunidos em assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) tinham duas possibilidades, a primeira delas era pedir a reconsideração, que deveria ser encaminhada até às 10h30min deste domingo (21). O Estado recebeu dez pedidos, porém, os prefeitos locais optaram pela cogestão.

O pedido de cogestão será enviado à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) nas próximas horas. A revisão do plano de cogestão é necessária pelo fato de a região nunca ter estado na bandeira preta. As regras devem ser revisadas pelo menos uma vez a cada cor de bandeira. Como isso nunca ocorreu no caso da bandeira preta a revisão é necessária.

Outro fato que chama atenção é uma reunião, que ocorre às 10h desta segunda-feira (22) entre o governador Eduardo Leite e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O objetivo do encontro é reavaliar o modelo de cogestão e nos bastidores há quem comente sobre uma possível nova suspensão do modelo, para gestão total do Estado.

Após a aprovação ou não do pedido de cogestão, a região também terá novidades. Isso porque, até então, o Vale do Rio Pardo nunca precisou seguir as regras de bandeira vermelha, visto que, quando esteve nesta condição encaminhou recurso ou se enquadrou nos protocolos da cogestão para bandeira laranja.


Arte: Portal Arauto
Reunião nesta segunda-feira entre governador e Famurs tratará sobre os rumos do Modelo
Reunião nesta segunda-feira entre governador e Famurs tratará sobre os rumos do Modelo