compartilhe >>

UTC Tabacos deve gerar pelo menos 600 empregos em Santa Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/02/2021 06:37
Atualizado 19/02/2021 08:40

Geral   OPORTUNIDADES

A  UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda anunciou nesta semana que após 11 anos em Venâncio Aires vai transferir o beneficiamento de tabaco para Santa Cruz do Sul. Na safra de 2020, a empresa empregou 130 colaboradores efetivos e 467 temporários. Segundo a UTC, desses, pouco menos da metade são de Venâncio Aires. Conforme a fumageira, a mudança da operação para a Terra da Oktoberfest ocorre devido à expansão dos trabalhos: a companhia deve dobrar o volume de contratações e aumentar também a quantidade de tabaco processado.

A empresa tabacaleira assinou um acordo para aquisição de uma planta industrial no Distrito Industrial de Santa Cruz. A transferência resultará ainda no aumento de capacidade de armazenamento, flexibilidade operacional e melhoria da qualidade de produtos e serviços prestados aos clientes. No entanto, a indústria deve manter parte da arrecadação vinculada à Capital Nacional do Chimarrão, isso porque as exportações devem continuar ocorrendo através de Venâncio Aires.

Em 2020, o Poder Executivo venâncio-airense concedeu incentivo aprovado  na Câmara de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Comercial e Industrial de Venâncio Aires (COMDICVA). O projeto prevê restituição de 50% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), deduzido da parcela do município, por cinco anos. A indústria se comprometeu, em contrapartida, com o aumento no valor adicionado na ordem de R$ 40 milhões. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Márcio Martins, a empresa também procurou a Prefeitura de Santa Cruz a fim de sugerir incentivos, que segundo o mandatário da pasta ainda são analisados.

A mudança das operações para a nova planta acontecerá após o final da safra 2021, em setembro. A UTC confirmou também que os colaboradores que já atuam na fumageira serão convidados a continuar atuando. De acordo com  o presidente da UTC Brasil, Carlos Eduardo Genehr, a Organização como um todo se mostra feliz com a conquista, principalmente de espaço no mercado do tabaco do Vale do Rio Pardo. “A mudança é parte importante do planejamento estratégico da empresa, que passará a operar em uma usina com maior capacidade, flexibilidade e logística mais adequada. Estamos todos muito felizes por esta conquista”, afirma.

A UTC Brasil responde atualmente pela terceira maior geração de empregos no setor fumageiro, ramo que mais emprega na Capital Nacional do Chimarrão. Além disso, a indústria é também a ocupante da 6ª posição entre as maiores arrecadações de ICMS de Venâncio Aires.

 


Foto: Divulgação/UTC Tabacos
Empresa sediada em Venâncio Aires anunciou nesta semana a expansão das atividades em Santa Cruz do Sul
Empresa sediada em Venâncio Aires anunciou nesta semana a expansão das atividades em Santa Cruz do Sul