compartilhe >>

JTI é certificada pela quarta vez consecutiva no Top Employer


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 18/02/2021 19:47
Atualizado 18/02/2021 19:52

Geral   RECONHECIMENTO

A Japan Tobacco International é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil por meio da certificação Top Employer. O reconhecimento acontece pelo quarto ano consecutivo e reforça a importância das pessoas e da cultura organizacional no ambiente de trabalho da empresa. No Brasil, a JTI possui 1,5 mil colaboradores divididos em 10 Estados e no Distrito Federal. 

O certificado é concedido pelo Top Employers Institute, autoridade holandesa presente em 119 países que avalia práticas de Recursos Humanos durante seis meses, em mais de 1600 empresas espalhadas por todo o mundo, a partir de critérios comuns. 

Em 2020, o Instituto alterou os indicadores de avaliação e agora conta com seis pilares que refletem as últimas tendências e inovações em recursos humanos: gestão, atração, estrutura, desenvolvimento, engajamento e unicidade. Os dados pesquisados geram diagnósticos individuais para as empresas certificadas, oferecendo assim uma visão atualizada do mercado de trabalho.

A premiação acontece em 28 de janeiro, em São Paulo, por meio de plataforma virtual em que as empresas vencedoras serão reconhecidas como Top Employer 2021.

Práticas a serem seguidas

O ano de 2020 consolidou algumas práticas da JTI voltadas para o público interno. O cenário adverso imposto pela pandemia acelerou algumas inovações e proporcionou a democratização do acesso às informações pelas equipes de trabalho. Atualmente 100% dos colaboradores tem acesso à plataforma de comunicação interna Workplace, uma vez que a empresa facilitou o acesso via celular aos colaboradores que não trabalham com computador diretamente.

Além disso, a organização do trabalho home office ocorreu sem intercorrências, demonstrando também a preocupação da empresa com o bem-estar de suas equipes em um novo cenário. Diferentemente de outras empresas, a equipe de vendas da JTI, linha de frente quando se fala em produtos, também trabalhou de casa nos momentos mais críticos da pandemia. Decisões estratégicas como essas foram temas de conversas nos diferentes comitês de crise criados para melhor enfrentar a pandemia e suas consequências no ambiente da empresa.

Na área de benefícios, a empresa viu crescer o acesso aos seus benefícios, incluindo o Programa Amparo (orientação financeira, psicológica e jurídica, gratuita e sigilosa ao colaborador), sessões de Pilates Flex versão Home Office, Kit Conforto entregue em casa, entre outras iniciativas necessárias para manter a sinergia com o grupo de colaboradores no cenário da pandemia.

Compromisso com a diversidade

A JTI também é destaque nessa edição do Top Employer na área de diversidade. Atualmente, a organização mantém um programa de inclusão para pessoas com deficiência; realiza periodicamente campanhas de conscientização sobre diversidade de gênero, raça e sexualidade; e busca promover diariamente um ambiente no qual os colaboradores podem ser eles mesmos (#BeYou).

 Em 2020, a organização anunciou que está adotando globalmente a licença-família pela  qual pais e mães (sem distinção para pessoas trans e casais LGBTs) terão 20 semanas de licença cada após o nascimento ou adoção de um filho. Além disso, a JTI aderiu ao Movimento Mulher 360 para compartilhar, aperfeiçoar e potencializar suas práticas de desenvolvimento e valorização de mulheres. A empresa ainda promove a troca de conhecimento entre gerações por meio do seu programa de estágio Make It Bright. 

Todas essas ações são reforçadas pelo seu Comitê de Diversidade e Inclusão, por meio do qual os colaboradores atuam de maneira voluntaria promovendo eventos, palestras e rodas de conversa para conscientização e troca de experiências sobre os mais variados temas.   


Foto: Divulgação/JTI
Reconhecimento premia as melhores empresas para se trabalhar no país
Reconhecimento premia as melhores empresas para se trabalhar no país