Moradores e comerciantes afetados pela enxurrada podem solicitar isenção do IPTU 2022


Por: Portal Arauto
Publicado 18/02/2021 06:33
Atualizado 18/02/2021 09:35

Geral   SANTA CRUZ

Quem teve as residências ou os estabelecimentos comerciais alagados com as enxurradas deste ano em Santa Cruz do Sul pode ter a isenção do IPTU 2022. Para isso, os moradores e comerciantes afetados devem procurar a Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na Rua Borges de Medeiros, 650. Conforme o secretário Álvaro Conrad, o objetivo é contribuir, de alguma forma, com quem teve prejuízos nas duas ocasiões. "Solicitamos que os interessados compareçam presencialmente aqui, porque entendemos a situação. São pessoas que já estão bem fragilizadas neste momento. Então, o município quer dar essa oportunidade para que elas possam ser contempladas com a isenção", diz

O pedido pode ser feito, segundo o secretário, durante todo o ano de 2021. No ato da solicitação, é necessário apresentar provas sobre os problemas causados pela enxurrada, como notas fiscais de consertos, fotos e vídeos. Além disso, o morador ou comerciante também precisa levar o carnê do IPTU 2020, RG, CPF e matrícula do imóvel. Entretanto, Álvaro Conrad salienta que apenas proprietários de imóveis de até R$ 169.545 mil podem receber o benefício. "Se por acaso o imóvel tiver o valor venal acima desse valor, a diferença será tributária", explica. 

Afetados pelas enxurradas dos dias 28 de janeiro e 12 de fevereiro podem ir até a Secretaria Municipal de Fazenda das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Residência no Bairro Avenida alagada na noite de 28 de janeiro
Residência no Bairro Avenida alagada na noite de 28 de janeiro