compartilhe >>

Prefeitura fará ações de pulverização para combater mosquitos em Santa Cruz


Publicado 15/02/2021 19:55
Atualizado 15/02/2021 19:55

Geral   INFESTAÇÃO

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai começar nos próximos meses ações de pulverizações para conter o aumento da incidência de mosquitos. A maior presença de insetos é notada em diversos bairros do município e tem nas altas temperaturas e na umidade a explicação.

Conforme a prefeitura, após as recorrentes chuvas é normal o aumento da incidência de mosquitos dos tipos Aedes aegypti - transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus-, Aedes albopictus, Culex e os borrachudos. Para serem minimizados os riscos à população, estão previstas pulverizações de Ultra Baixo Volume (UBV) para os próximos meses, o que deve combater os insetos na fase adulta.

A Vigilância Sanitária recomenda cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a ventilação das residências nos períodos mais quentes do dia e telas de proteção para as aberturas.

Ação contra a dengue

Após a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) no ínicio de dezembro de 2020, a Vigilância Sanitária iniciou o tratamento contra o mosquito transmissor nos bairros que integram o estrato 3, pois foram os que apresentaram a maior incidência: Belvedere, João Alves, Higienópolis, Margarida, Centro, Monte Verde e Bonfin. 

Atualmente, a atividade está sendo realizada no estrato 4, que inclui os bairros Independência, Jardim Europa, Santo Inácio, Universitário, Germânia, Renascença, Country e Linha Santa Cruz. 

Em 2021 o município teve um caso notificado de dengue com resultado negativo.


Foto: Pixabay
Altas temperaturas e umidade contribuem para infestação dos insetos
Altas temperaturas e umidade contribuem para infestação dos insetos