Feed de Negócios
compartilhe >>

Uma trajetória repleta de responsabilidade, amor e brilho no olhar


Publicado 09/02/2021 19:00
Atualizado 09/02/2021 22:55

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Brilho nos olhos. Algo que desperta nossas paixões e se torna essencial nas decisões sobre o que almejamos para o futuro. E foi esse brilho nos olhos que fez a venâncio-airense Catiucia Daiane Niedermayer ingressar na área do comércio e hoje, ser a responsável por comandar uma das mais tradicionais lojas do Estado: a Pompeia.

Muito antes de gerenciar a unidade de Santa Cruz do Sul – onde atua desde 2013 -, Catiucia passou por outras experiências profissionais. Começou aos 14 anos, trabalhando em uma indústria de calçados com carteira assinada. Depois, atuou em uma farmácia através de uma vaga pelo CIEE e por ainda, trabalhou como diarista em uma rede de supermercado. Mas foi em 2001, com a inauguração da unidade da Pompeia em Venâncio Aires, que a jovem iniciou a construção de uma trajetória de sucesso junto à empresa que conquistou seu coração. “Quando eu ia para o comércio nos sábados, brilhavam meus olhos e eu dizia que um dia iria trabalhar no comércio. E no momento em que surgiu a oportunidade de trabalhar na loja daqui, fui entregar currículo. Depois de passar por todo o processo de seleção - com muitas pessoas - e imersão - que foi quando eu me apaixonei pela empresa -, acabei entrando para a função temporária de recepcionista de loja”, conta.

E mesmo com a vaga sendo apenas para alguns meses, Catiucia já projetava uma contratação futura. Por isso, sempre buscou desempenhar o trabalho da melhor forma possível. “Minha função era só para a inauguração, mas eu pensei em sempre fazer o meu melhor porque poderia acabar ficando. E assim foi. No meu último dia, minha gerente na época, a Núbia de Oliveira, me chamou para conversar e pediu para que eu voltasse no outro dia, porque estava efetivada", destaca.

Da função do pacote, a jovem passou para vitrinista, após começou a atuar como vendedora e, devido à responsabilidade e dedicação que exercia o trabalho proposto, teve a oportunidade de passar por treinamentos para a área gerencial e, em 2009, passou a comandar mais uma filial da Pompeia em Rosário do Sul. “Era uma equipe nova gerenciada por uma pessoa que nunca tinha sido gerente antes. Tanto que quando o então supervisor Flávio veio até a loja me convidar, não acreditei que era para ser gerente e sim subgerente. Então eu nunca almejei começar no topo, eu sempre fui o que eu era e atribuo esse reconhecimento a responsabilidade. Sempre digo que a gente tem que saber o nosso valor. E eu valorizei a empresa e fiz o meu trabalho", salienta.

Trajetória de sucesso continuada mais pertinho de casa

Após quatro anos atuando em Rosário do Sul, a gestora – formada em Processos Gerenciais – recebeu um novo desafio: gerenciar a unidade da Pompeia em Santa Cruz do Sul. Mais perto de terra natal – Venâncio Aires, Catiucia iniciou os trabalhos em 2013 e, no último ano, participou da reativação da loja, totalmente repaginada e com uma nova identidade. “Queríamos mostrar aos clientes que a Pompeia não mudou, mas sempre está se atualizando e o novo layout fez parte daquele processo”, considera.

Há 69 anos no mercado, a Pompeia tem como diferencial o atendimento personalizado, fazendo com que o cliente se sinta acolhido. E esse também é um dos principais requisitos para trabalhar com a gestora da unidade em Santa Cruz: gostar de trabalhar com pessoas. “E não é só o cliente, equipe ou fornecedores. É tudo. Tem que ter o brilho no olho. Sempre pergunto ao candidato se ele tem certeza de que quer ser comerciário, porque é uma paixão. E eu sei o que é isso porque eu amo e vivo isso aqui, comércio é a minha vida. E aqui, o nosso patrão é o cliente, porque é ele que nos emprega todos os dias", afirma Catiucia.

Prestes a completar duas décadas de atuação na empresa, a expectativa da gerente da unidade Santa Cruz – que comanda hoje 32 funcionários – é otimista em relação à volta das atividades no comércio local. “Acredito em uma recuperação do comércio em função das vacinas, isso vai dar um gás a mais e aumentar a autoestima das pessoas, fazendo com que elas voltem a ir em lugares onde tem um atendimento acolhedor, porque vestir roupa é falar de ti, se vestir vai além de somente uma aparência", analisa.

Mãe de duas meninas – Ana Clara e Ana Luiza – e esposa do Michel, fora do trabalho, Catiucia é 100% família. “Quando saio da loja me dedico a eles, porque me motivam a estar aqui”, diz. E, muito embora seja uma apenas uma colaboradora da Pompeia - atuando como gerente e treinadora - trata a empresa como se fosse sua. “Tenho isso aqui como meu e é responsabilidade minha gerenciar. Tudo que eu conquistei veio do meu trabalho e a empresa sempre viu isso. A Pompeia valoriza o colaborador e aqui, eu me sinto muito valorizada", finaliza.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Catiucia Niedermayer comanda a equipe da Pompeia em Santa Cruz há quase 10 anos
Catiucia Niedermayer comanda a equipe da Pompeia em Santa Cruz há quase 10 anos

Foto: Divulgação
A gerente na reinauguração da loja em Santa Cruz
A gerente na reinauguração da loja em Santa Cruz

Foto: Divulgação
Equipe da unidade Pompeia de Venâncio Aires, onde Catiucia iniciou a trajetória
Equipe da unidade Pompeia de Venâncio Aires, onde Catiucia iniciou a trajetória

Foto: Divulgação
Equipe da loja de Rosário do Sul, gerenciada por Catiucia entre 2009 e 2013
Equipe da loja de Rosário do Sul, gerenciada por Catiucia entre 2009 e 2013