compartilhe >>

Polícia Civil alerta sobre golpe do empréstimo sem contrato


Publicado 05/02/2021 16:16
Atualizado 05/02/2021 16:22

Polícia   CRIMINALIDADE

A Polícia Civil de Venâncio Aires alerta sobre um golpe que cobra valores de um falso empréstimo, que tem ocasionado registos na Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (DPPA). De acordo com o delegado Vinicius Lourenço de Assunção, a pessoa detecta em sua conta bancária o depósito de uma determinada quantia em dinheiro e busca informações sobre o depósito no banco. No entanto, o cidadão recebe a notícia de que os valores se referem a um empréstimo que não foi contratado. Na sequência, a financeira passa a realizar a cobrança das parcelas do empréstimo, com juros altos.

Ainda, conforme o delegado, as suspeitas recaem sobre pessoas que trabalham com o oferecimento de empréstimos e são comissionadas pelos contratos assinados. Por conta disso, a vítima acaba sofrendo diversos contratempos para tentar cancelar o empréstimo e devolver o valor à financeira.  "O que se revela estranho neste golpe é que a vítima acaba recebendo dinheiro, mas em contrapartida, assume um financiamento que não foi contratado. O crime praticado é o de falsidade ideológica, eis que alguém acaba se passando pela vítima para solicitar o empréstimo", disse o delegado. 

As vítimas normalmente são pensionistas ou aposentadas, que possuem margem consignável para empréstimo. A orientação é de que a pessoa faça o registro de ocorrência policial e procure o Procon. O crime é enquadrado como o de falsidade ideológica.