compartilhe >>

Lombadas multaram 4.715 vezes no ano passado em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 26/01/2021 15:40
Atualizado 26/01/2021 17:37

Geral   EXCESSOS DE 2020

Motivo de dor de cabeça para muitos e de segurança para outros, as lombadas eletrônicas registraram 4.715 ocorrências de excesso de velocidade em 2020. Em comparação com o ano anterior, que teve registrados 3.607 casos, houve um aumento de 30,7%. No entanto, é importante ressaltar que durante alguns meses de 2019, algumas lombadas não estavam funcionando, o que influenciou diretamente no aumento.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito de Vera Cruz, Marcio Hoesker, estão em funcionamento atualmente seis equipamentos registradores de velocidade no município. Na rua Intendente Koelzer se encontram dois, um em cada sentido da pista. O mesmo ocorre em Rincão da Serra. Os restantes estão localizados um na Ernesto Wild, sentido RSC-287 – Centro e outro na Roberto Gruendling, no sentido Vera Cruz - Santa Cruz do Sul. 

Imprudência

Conforme revela Hoesker, as autuações registradas nas seis lombadas espalhadas no município demonstram a irresponsabilidade dos condutores que colocam outras vidas em perigo. “Acredito que falte um pouco de respeito entre as pessoas no trânsito. A questão do excesso de velocidade está muito presente em qualquer cidade do país. Além de colocar em risco as suas vidas, esses motoristas colocam a de terceiros em perigo”, desabafa o coordenador.

Em Vera Cruz, a lombada eletrônica que mais registrou autuações em 2020 foi a que está instalada na rua Roberto Gruendling, sentido Vera Cruz - Santa Cruz. Foram no ano passado 1.865 registros de excesso identificados pelo dispositivo. Em contrapartida, a que menos registrou imprudência por parte dos motoristas foi a instalada em Rincão da Serra, no sentido Ferraz - Centro, com 293 veículos ultrapassando o limite permitido. 

Ainda, um dado curioso é a maior velocidade atingida por um veículo, que foi de 126 km/hora na lombada eletrônica da Roberto Gruendling. 

Multas

Em 2020, conforme dados disponibilizados pelo Departamento de Trânsito de Vera Cruz, 3.658 multas médias foram aplicadas para motoristas que ultrapassaram em 20% o limite estabelecido; 834 multas graves para quem passou dos 20% até 50% acima do recomendado e 223 multas gravíssimas para condutores que excederam em 50% a velocidade permitida na via. Conforme Hoesker, a maioria dos excessos foi ocasionada por carros.

Dinheiro das multas

Em caso de ocorrer uma situação de excesso de velocidade, os motoristas, após receberem a notificação da autuação, têm o prazo mínimo de 15 dias para dar entrada na defesa prévia, assim como o recurso em segunda instância, na Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI). Em caso de comprovação da irregularidade, o motorista deve pagar a multa. 

O valor das multas vai para o Estado, que encaminha determinada porcentagem para o município em que estão localizados os controladores de velocidade. No ano de 2020, o Estado repassou para o Município cerca de R$ 39.080,00 em virtude do pagamento de 977 multas registradas no Município.

Em razão da pandemia, muitos prazos para recorrer foram prorrogrados para 2021, o que explica o pagamento de apenas 20,73% das multas registradas em 2020 nas lombadas eletrônicas de Vera Cruz.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Vera Cruz conta atualmente com seis controladores de velocidade na área urbana
Vera Cruz conta atualmente com seis controladores de velocidade na área urbana