compartilhe >>

Novo decreto com ajustes nas regras deverá ser publicado nos próximos dias


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/01/2021 18:43
Atualizado 07/01/2021 20:38

Covid-19   SANTA CRUZ

Um novo decreto com ajustes nas regras em atualmente em vigor em Santa Cruz do Sul será publicado nos próximos dias. A informação foi divulgada durante a primeira reunião do novo Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, realizada nesta quinta-feira (7). De acordo com a reestruturação, o grupo passou a contar com três instâncias, ampliando a participação da sociedade civil por meio de representantes da classe empresarial. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE).

A prefeita Helena Hermany compareceu à primeira reunião e na oportunidade reafirmou o compromisso com a manutenção de um diálogo permanente com todos os segmentos da sociedade para a tomada de decisões com relação às regras enquanto durar a pandemia. Ela deu ênfase na busca do equilíbrio entre saúde e economia. “Procuramos formar um grupo bem heterogêneo para dar voz ao conjunto da sociedade. Acreditamos que as decisões precisam ser tomadas em grupo porque esse é um grave problema que afeta a todos. Nosso propósito maior é cuidar das pessoas”, defendeu ela.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, a busca pela objetividade deverá nortear os trabalhos do comitê. “Nosso grande objetivo é produção e resultados. Temos um grande desafio pela frente, especialmente, nesse momento delicado em que os números estão crescendo muito. Precisamos trazer o comércio para este debate, para que nos ajude na questão educativa, de conscientizar a população, medida que é de fundamental importância”, destacou.

Daniela também fez questão de frisar que o propósito agora não é restringir a atividade econômica, mas que para isso é necessária a colaboração do conjunto da sociedade. “Não é nosso objetivo punir e nem fechar estabelecimentos, pelo contrário. Agora vamos sentar e debater questões para instrumentalizar aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia, pessoas que têm a responsabilidade de orientar e fiscalizar o cumprimento das regras”, disse. 

A definição de regras mais claras, a serem descritas nos decretos emitidos pelo Município, será uma preocupação permanente do comitê. A ideia é evitar contradições e incoerências nos regramentos, o que na visão do grupo, prejudica a compreensão da população e, ao invés de servir para proteger, na verdade gera enorme insatisfação por parte da comunidade. “Se queremos proteger a população, precisamos ser mais exatos para não causar más interpretações”, observou o coordenador da Vigilância Sanitária, Luciano Duro.


Foto: Divulgação
Reunião foi realizada nesta quinta-feira
Reunião foi realizada nesta quinta-feira