ACI Santa Cruz completa 103 anos de representação empresarial


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 02/01/2021 15:27
Atualizado 02/01/2021 15:38

Geral   COMEMORAÇÃO

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, uma das mais representativas entidades empresariais da região, comemora 103 anos de atuação nesse sábado (2). Sob o comando do presidente Gabriel Haas de Borba, a atual gestão da entidade enfrentou os desafios de 2020 com ações inovadoras.

Os tradicionais eventos como o Tá na Hora, Café Empresarial e os encontros da Comissão de RH , marcados pela grande presença de público, passaram a acontecer de forma on-line para atender as regras de distanciamento social, impostas pela pandemia do Coronavírus. Também o Prêmio Líderes e Vencedores de Santa Cruz, realizado de forma exclusiva pela ACI no interior do Estado, teve uma edição virtual. O compromisso de atender os associados e representar as bandeiras dos setores empresariais, contudo, permaneceram inalterados e ainda mais fortalecidos.

Ações de representatividade para amenizar os danos à economia gerados pela pandemia e apoiar os empreendedores locais foram implementadas pela entidade.  Manifestações pela prorrogação do prazo de pagamento de impostos municipais, como IPTU e ISS, e por mais facilidades de acesso a linhas de crédito, estiveram nas pautas defendidas pela ACI no ano que passou.

Posicionamento presente também na última eleição municipal. A ACI entregou a cada candidato à Prefeitura de Santa Cruz uma carta-compromisso com demandas elencadas pela entidade para o desenvolvimento do município. Grande parte das propostas pedem medidas de desburocratização da gestão pública e o uso da tecnologia para agilizar os procedimentos nas diferentes áreas, facilitando o acesso on-line, principalmente no campo do empreendedorismo. Propõe ainda uma maior interação da gestão pública com as entidades e a comunidade, além do incremento das parcerias público-privadas.

DUPLICA RSC-287 

O leilão que definiu a  empresa responsável pela concessão da obra de duplicação da rodovia RSC 287 - trecho entre Tabaí e Santa Maria  -  ocorrido em dezembro, foi comemorado pela ACI como uma grande vitória. A entidade foi uma das lideres do Movimento Duplica RSC 287 na região, mobilização que defendeu essa demanda de forma intensa, conseguindo finalmente confretizá-la com o êxito do leilão.

O presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, o empresário Lucas Rubinger, ex-presidente da entidade e um dos líderes do movimento na época, junto com o 1º vice-presidente da ACI na atual gestão, César Cechinato, não somente acompanharam presencialmente o leilão como entregaram aos diretores da empresa vencedora – Grupo Sacyr no Brasil -  um documento de apresentação de Santa Cruz. A ideia, é mostrar ao grupo o potencial do município, em termos econômicos e de localização, para abrigar a sede de administrativa da concessionária. O grupo também se encontrou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

Na avaliação do presidente da ACI, Gabriel Borba, o sentimento é o de missão cumprida. “Fomos marcar presença neste momento histórico para região e consideramos que as expectativas do movimento foram atendidas. A oferta da empresa vencedora foi altamente agressiva e o valor tarifa do pedágio certamente vai agradar a todos os motoristas e com certeza o cronograma das obras de publicação será confirmado. Aproveitamos também para convidar a concessionária vencedora a instalar sua sede de operações em nosso município”, disse.

MEMÓRIA

Primeira entidade empresarial do município, fundada em 2 de janeiro de 1918, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul atua para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da atividade empresarial. Uma trajetória construída com o apoio dos segmentos que representa – comércio, indústria, serviços, agronegócio e profissionais liberais. Com forte presença nos assuntos de interesse regional, é reconhecida por sua grande representatividade (é a maior da região em número de associados), por sua atuação voluntária e por ser um centro gerador de negócios.


Foto: Borba, Rubinger e Cechinato ao lado do governador Eduardo Leite - vitória com a conquista da duplicação da 287
ACI Santa Cruz completa 103 anos de representação empresarial