compartilhe >>

Unisc está entre as universidades que poderão armazenar vacinas da Covid-19


Fonte: Portal Arauto e Governo do Estado
Publicado 01/01/2021 12:00

Covid-19 Geral   IMUNIZAÇÃO

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está entre as 16 instituições do Rio Grande do Sul que poderá armazenar as doses da vacina da Covid-19. A informação foi obtida através de um levantamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Estado, para analisar quais universidades que possuem ultrafreezers disponíveis, com capacidade de temperatura inferior a -70°C  - para conservar as vacinas - e sobre a possibilidade de cedência para armazenamento de doses.

Dos 64 freezers identificados, três estão em Santa Cruz. Ainda, na região dos vales, a Universidade de Lajeado (Univates) também conta com um ultrafreezer disponíveis. Com capacidade de 585 litros, a estimativa é de que o equipamento comporte 200 mil doses da vacina.

De acordo com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o objetivo do mapeamento foi apoiar o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), como alternativa para quando a vacina for disponibilizada. "Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado a favor da sociedade", afirmou Lamb sobre as relações da quádrupla hélice (universidade–indústria–governo–sociedade), estratégicas para o incentivo da dinâmica da inovação.


Foto: Divulgação/Governo do Estado
Unisc está entre as universidades que poderão armazenar vacinas da Covid-19