compartilhe >>

Governo Helena anuncia dois secretários e procurador-geral


Publicado 04/12/2020 16:34
Atualizado 04/12/2020 17:29

Política   NOVOS NOMES

Depois de confirmar o nome do vice-prefeito eleito, Elstor Desbessel para a Secretaria de Planejamento, o Governo Helena Hermany anunciou novos nomes do futuro primeiro escalão nesta sexta-feira (4). O primeiro foi Márcio Martins, que irá comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Empresário e com passagens pela presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio também é o atual presidente da Oktoberfest. "Uma pessoa com longa atuação no setor empresarial e que sabe as angústias do nosso empresariado e como podemos fazer para a partir do ano que vem sair dessa situação ruim que a pandemia nos deixou", disse a prefeita eleita Helena Hermany.

Outro nome anunciado foi Álvaro Conrad, economista, que assumirá a Secretaria da Fazenda, da qual já foi titular em outra oportunidade. "Foi servidor durante 41 anos do município. Tem uma grande experiência. Fez grandes avanços quando foi secretário", disse Helena ao comentar a escolha.

Já o procurador-geral será o advogado Ricardo Scherer que retorna tendo como seu adjunto o servidor de carreira Rogério Moura Pinheiro Machado. 

Mais sobre os escolhidos

Conhecedora de que uma das primeiras pautas aos quais terá que dedicar atenção serão as restrições às atividades econômicas em razão da pandemia, Helena antecipou os anúncios destas áreas. Natural de Santa Maria, Marcio Farias Martins é formado em Licenciatura em Computação pela Unisc e pós-graduado em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Chegou a Santa Cruz do Sul através da vida militar e em 2008 abriu a CenterTech Informática. Teve muito protagonismo nas entidades do município. Já presidiu a Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc), a Associação dos Oficiais Militares, foi vice-presidente de eventos da Associação de Entidades Empresariais (ASSEMP), é o presidente da 36ª Oktoberfest e até o fim deste ano é o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

Já a Secretaria da Fazenda voltará a ter o comando de Álvaro Conrad, que foi servidor do município por 41 anos. Ele ocupou o cargo de secretário no final de 2014 até o início de 2015, retornando em maio de 2016 e permanecendo até agosto de 2018, quando se aposentou. Álvaro é economista graduado pela antiga Fisc e por 23 anos foi o tesoureiro geral da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Participou da elaboração do plano de governo de Helena, da qual também foi o coordenador financeiro.

Ricardo Scherer já ocupou o cargo de Procurador-Geral de 2013 a 2016. Ele é graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e integrou no período de 2010 e 2012 a Comissão Especial de Controle e Acompanhamento da Publicidade e Propaganda da OAB/RS Subseção Santa Cruz do Sul. Já o Procurador-Geral Adjunto, Rogério Moura Pinheiro Machado, é Procurador do quadro efetivo do município desde 2009 e foi Procurador-geral no período de março de 2016 a abril de 2017. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais no Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo, possui pós-graduação em Especialização em Direto Civil pela Universidade Anhanguera Uniderp. Foi Conciliador e Juiz Leigo do TJ/RS na Comarca de Porto Alegre, servidor do Poder Judiciário e Assessor de Juiz de Direito nas Comarcas de São Luiz Gonzaga, Novo Hamburgo e São Borja.


Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
Governo Helena anuncia dois secretários e procurador-geral