compartilhe >>

Eles lutam, cada um por uma causa


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 28/11/2020 18:00

Geral   CONHEÇA OS VEREADORES

No pleito do dia 15 de novembro, eles foram os escolhidos pelos eleitores para assumir as cadeiras dos Legislativos Municipais. Em Vale do Sol, nove vereadores foram eleitos. Santa Cruz do Sul elegeu 17 e Vera Cruz, 11 vereadores. Em série de matérias, mostramos quem são os vereadores eleitos além da política. Confira abaixo quem são Julinha Goldschmidt, Luiz Carlos Souza e Nicole Weber.

Julinha: “levo esperança e amor”

Cilda Julieta Goldschmidt, de 65 anos, foi a terceira vereadora mais votada em Vale do Sol, com 387 votos. A partir de janeiro ela retorna à Câmara de Vereadores. Talvez muitos não a conhecessem por Cilda, mas sim por Julinha, apelido carinhoso que ganhou de seus familiares e amigos.

Julinha está sempre de portas abertas. Receber visitas em casa é uma de suas alegrias. “Gosto de visitas e de estar em contato com meus amigos e familiares”, salienta. Uma das principais qualidades da vereadora eleita é a empatia. Sentimento que carrega aos enfermos. “Quando vejo o sofrimento do próximo, vou ao encontro na esperança de auxiliar. Acredito que quem tem fé, não está sozinho”, ressalta.

Com o apoio do esposo Lotário e dos filhos Patrícia Betina, Carmem Crislene, Edson Cristiano e Guilherme Henrique, Julinha corre atrás dos seus objetivos. Feito que a fez retornar ao Legislativo. Entre os campos que caminha, ela defende a agricultura e a saúde no município. “Agricultura é a principal engrenagem para o desenvolvimento da nossa cidade e a saúde é o primordial aos nossos cidadãos”, enfatiza.

MOTIVAÇÃO

A disposição em ajudar o próximo acendeu uma causa. Ela foi uma das fundadoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vale do Sol. Antes da campanha para a vereança, assumiu a presidência. “Realizamos um trabalho muito importante, não só para quem já sofre da doença, mas também para promover atividades de prevenção. Minha causa é levar esperança e motivação às pessoas”, frisa.

 

Luiz: “por um lugar mais justo”

Luiz Carlos tem 52 anos. Trabalhou na lida no campo, foi comerciante e prestador de serviços. Hoje é chapeador. Eleito com 707 votos, a partir de janeiro, assume uma das cadeiras do Legislativo Municipal de Vera Cruz. Em Linha Capão, onde reside com a esposa Roselaine e os filhos Eduarda Gabrieli e Luiz Carlos Junior, participa de festas. Faz parte de grupos de corridas e auxilia na realização de eventos em prol da comunidade. Participativo o define bem.

O dia do vereador só engata depois do chimarrão com a esposa. E é ao lado da casa, em sua oficina, que passa a maior parte do dia. O momento de alívio é quando troca as botinas pelos tênis e sai para correr. “É ótimo para desestressar”, conta. Essa paixão, a corrida, foi crescendo aos poucos. O esporte é um hobby. “Comecei correndo 10 quilômetros. Neste ano evoluí e corri 82 quilômetros na travessia Torres Tramandaí”, ressalta.

UMA ESPERANÇA

Luiz foi um dos membros fundadores da Associação dos Amigos Especiais Mãos Dadas, a Adae. A criação surgiu por meio de conversas entre pessoas que tinham a mesma vontade de Luiz: criar um espaço de convivência para pessoas com deficiências.

A inspiração veio da filha, diagnosticada com autismo. “Minha filha tem um papel importante no rumo que minha vida tomou”, conta. A pouca informação do que ainda era um tabu foi incentivo. “Muito se evoluiu de alguns anos para cá, mas acredito que ainda é necessário evoluir muito no direito das pessoas com deficiência”, conclui.

 

Nicole: “voz para as mulheres”

Dentro e fora da política, ela é a mesma: uma mulher idealista, justa, que não se omite ante as injustiças e luta pelo que acredita. Essa é Nicole Weber. A vereadora eleita em Santa Cruz do Sul somou 1.840 votos no último pleito e a partir de janeiro estará no plenário santa-cruzense.

Nicole já foi princesa da Festa da Alegria, é feminista e ativista na causa da disparidade de direitos e tratamento entre mulheres e homens. Aliás, é entre essas funções que ela se divide no dia a dia, ou melhor, se multiplica. “A advocacia e o ativismo pelas mulheres e crianças e a maternidade tomam praticamente o meu dia inteiro”, ressalta.

A família foi a grande força motriz de suas escolhas. Desde cedo, seus pais, Solanja e Alessandro Weber, a incentivaram a ocupar espaços de liderança, romper barreiras da desigualdade de gênero e a e defender o que acredita. “Fazer a diferença na vida das pessoas, estar com a minha família e meus amigos são meus prazeres da vida”, salienta.

SUA BANDEIRA

Nicole atuou com direito militar, direito civil, direito tributário, mas foi quando chegou ao direito de família que se encontrou. Hoje, atua exclusivamente na advocacia para as mulheres. “Também fui coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado e vice-presidente do Conselho da Mulher de Santa Cruz do Sul”, destaca. A bandeira é a sua marca. “A ideia de que estou aprendendo todos os dias e a força de ser um exemplo para o meu filho e voz para as mulheres é o que carrego comigo”, expressa.

 


Foto: Arte/Jornal Arauto
Julinha, Luiz e Nicole foram eleitos em Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, respectivamente
Julinha, Luiz e Nicole foram eleitos em Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, respectivamente