compartilhe >>

Eles foram os mais votados


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/11/2020 08:18
Atualizado 22/11/2020 11:09

Geral   CONHEÇA OS VEREADORES

No pleito do dia 15 de novembro, eles foram os escolhidos pelos eleitores para assumir as cadeiras dos Legislativos Municipais. Em Vale do Sol, nove vereadores foram eleitos. Santa Cruz do Sul elegeu 17 e Vera Cruz, 11 vereadores. Em série de matérias, mostramos quem são os vereadores eleitos além da política.

Alexandre: “a missão é ajudar”

Alexandre da Mota, 54 anos, está prestes a entrar para o seu terceiro mandato no Legislativo Municipal. Diferentemente dos pleitos anteriores, neste ano, ele conquistou uma das nove cadeiras com grande mérito: foi o mais votado em Vale do Sol, com 536 votos. Natural de Candelária, viu no município vizinho a oportunidade de crescimento e progresso. Façanhas auferidas com o tempo. Mas para Alexandre, não para por aí. “Atuando como vereador ou, futuramente como prefeito, minha missão é ajudar as pessoas”, frisa.

Esposo e pai de três filhos, trabalha como servidor público há mais de 27 anos. Iniciou como operador de máquinas. Hoje, é motorista da Saúde e da Assistência Social. “Não me vejo longe da direção. Amo o que eu faço, especialmente pelo contato com a comunidade”, ressalta o vereador, que também já assumiu a pasta da Secretaria de Obras. Trabalhando de segunda a sexta-feira, Alexandre convive com diversas pessoas e conhece diferentes histórias. Muitas delas de dificuldade. “Eu escuto e aconselho. Tenho muita fé em Deus, por isso, levar a palavra para elas pode fazer a diferença”, enfatiza.

NO DIA A DIA

O servidor público conta que o dia só começa após um chimarrão ao lado da esposa, Roseli Jaeger, antes mesmo do café da manhã. “Ao acordar, sempre agradeço a Deus e a minha família. Sem eles, eu não seria nada”, diz. É só após o costume, que Alexandre sai de casa para o trabalho. “Preciso estar de bem em casa para conseguir levar o bem para a população”, reforça.

 

Bruna: “minha causa é um dom”

Foram 2.235 votos. Mais de duas mil pessoas que depositaram nas urnas do dia 15 de novembro a confiança para mais quatro anos de trabalho de Bruna Molz. A vereadora de Santa Cruz do Sul foi reeleita no pleito 2020 como a candidata mais votada. Uma prova da força das ações que realizou no mandato que se encerra e do apoio que tem de toda uma população engajada e preocupada com o bem-estar animal.
Aos 30 anos, Bruna coleciona pelo menos uma década de envolvimento com aquilo que acredita. Afinal, como ela gosta de frisar, é preciso lutar por aqueles que não possuem voz para pedir ajuda.

Certamente, a jovem que postava textos em prol da proteção animal na extinta rede social Orkut, ainda nem imaginava a caminhada política que iniciaria em 2016. Embora tenha concorrido pela primeira vez em 2012, foi há quatro anos que começou a colocar em prática todas as ações que sonhava desde criança. Bruna lembra que seu amor pelos animais começou quando ela nem sequer entendia muito sobre a vida. “É um dom que Deus me deu. Lutar pelos indefesos, por quem não tem voz”, salienta.

A CAUSA É UM HOBBY

A vereadora fora da política é a Bruna Molz que a comunidade já conhece. Sua causa também é seu hobby e ela destaca que cuidar dos animais é o que lhe faz feliz e lhe dá forças para enfrentar as críticas. “Eu fui muito bombardeada nesses últimos quatro anos. Muitas pessoas me apoiam, mas muitas me criticam. O meu hobby é salvar e proteger os animais”, reforça.

 

Flavio: “sou da família e amigos”

Flavio Daniel Schünke, 56 anos, é natural de Linha Sítio, interior de Vera Cruz. Além de acumular os 772 votos, conquistando o primeiro lugar no pleito do dia 15, também carrega na bagagem vivências adquiridas na Polícia Civil e, em especial, as aprendizagens repassadas por seus pais desde menino.

Ao ser questionado quem ele é fora da carreira política, responde sem rodeios: o Flavio é da família e dos amigos. “Gosto de estar rodeado pela minha família e, sempre que possível, pelos meus amigos. Esse convívio é fundamental na vida de qualquer pessoa”, salienta. Para ele, a família é a base. “Sou casado com a Josiane Erdmann, minha fiel companheira, e tenho como enteada a Eunice Maria, minha filha do coração. Meus familiares são os meus maiores incentivadores”, fala, emocionado.

Filho de agricultores, um de seus hobbies é a lida no campo. “Nunca esqueci a minha origem”, frisa o vereador. Aos oito anos, ajudava na roça, montado em seu cavalo, no cultivo do aipim e milho. “Sou eternamente grato aos meus pais por tudo que me proporcionaram, principalmente os estudos”, ressalta Flavio, que é formado em Economia.

CARREIRA POLICIAL

Após concurso, em 2003, Flavio iniciou na Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC) de Santa Cruz do Sul. Tempo depois, assumiu o atual cargo, o de comissário de polícia na Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO). “Trabalho há 17 anos lá, e sempre exerci de forma séria e ética o meu trabalho”, destaca.


Foto: Arte/Jornal Arauto
Alexandre, Bruna e Flavio ganharam a preferência dos eleitores em Vale do Sol, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, respectivamente
Alexandre, Bruna e Flavio ganharam a preferência dos eleitores em Vale do Sol, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, respectivamente