Feed de Negócios
compartilhe >>

Os bastidores do sucesso da Brincasa: o protagonismo de Daniel e Patrícia


Publicado 21/11/2020 19:00
Atualizado 21/11/2020 20:30

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Construída com perseverança, trabalho e coragem, e nutrida com muito amor e dedicação, a Brincasa é hoje uma das redes mais consolidadas do Estado quando o assunto é itens para o lar e brinquedos para todas as idades. Com lojas em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Montenegro, o empreendimento é administrado pelo casal Patrícia Luiza Ely e Paulo Daniel Johann. Mas, antes de se tornar uma referência, o empreendimento passou por várias mudanças, que incluem os locais de venda e a transição da marca.

Tudo começou no ano de 2002, em Santa Clara do Sul, terra natal de Daniel e Patrícia. O pai dela, Jorge Ely, trabalhava em uma fábrica de calçados, mas durante os intervalos e aos finais de semana, vendia mercadorias – vindas do Paraguai - no porta-malas do carro. O negócio deu tão certo que Jorge decidiu sair da fábrica e abrir uma loja: a PJ – de Patrícia e Jones – nome dos filhos. A filha, ainda jovem, estudava e ajudava o pai no empreendimento, que com o tempo foi se expandindo e ganhando espaço em outros municípios.

No ano de 2007, Patrícia – já tendo Daniel como sócio, inauguraram a primeira loja em Venâncio Aires, ao lado da Prefeitura: a “Mil Coisas”. O bazar, sempre com o mesmo foco de itens para a casa e brinquedos, foi conquistando os clientes e crescendo, abrindo logo na sequencia, uma filial em Lajeado. O sucesso foi tanto, que o casal visionário almejava mais. “Queríamos abrir mais uma loja em Venâncio e alugamos outra sala, dessa vez, perto do Banrisul. Mas pensamos: abrir mais uma “Mil Coisas”, sendo que a marca, apesar de consolidada, não era nossa. Então pensando no que a loja reunia, surgiu o nome BRIN= de brinquedos e CASA= de itens para casa. E deu certo. Registrei a marca e inauguramos a primeira Brincasa em Venâncio Aires, no ano de 2012”, conta Daniel.

Mudança da marca e expansão

Com a inviabilidade de administrar duas marcas diferentes – Mil Coisas e Brincasa -, Patrícia e Daniel tomaram a decisão de mudar o nome da loja de Lajeado e unificar o empreendimento. “Foi muito difícil porque a Mil Coisas era consolidada em Lajeado. Então nós fizemos toda uma reforma e ampliação da loja naquele ano e fizemos uma reinauguração com a marca Brincasa. Nesse meio tempo investimos muito em mídia também para que as pessoas soubessem que ia mudar o nome apenas, mas continuaríamos nós no comando. E deu certo mais uma vez, aliás tivemos um crescimento de 40% naquele ano”, relembrou.

Após a consolidação das lojas da rede Brincasa em Venâncio Aires e Lajeado – que conta hoje com dois locais – foi a vez de Santa Cruz do Sul e Montenegro receberem o empreendimento, que começou com três funcionários e hoje, conta com quase cem. E a escolha por locais como a Terra da Oktoberfest, por exemplo, é devido ao fato de ser uma cidade polo e com potencial econômico. “Temos projetos maiores e planos de expansão para a loja de Santa Cruz”, afirmam os empresários.

Família, viagens e esporte: o Daniel e a Patrícia fora da Brincasa

Protagonistas no negócio que administram juntos, mas cientes de que é preciso um momento para si e para os filhos Murilo e Luiza, de 11 e 7 anos, Patrícia e Daniel seguem um combinado: ao estacionar o carro na garagem, o assunto Brincasa fica do lado de fora. “No momento em que chegamos em casa, somos pai e mãe, marido e mulher. A não ser que seja algo muito urgente. Mas é preciso, caso contrário não daria certo”, avalia ela. Os empresários também gostam de aproveitar as horas vagas para viajar e praticar esportes. Seja juntos, andando de bicicleta, ou separados. Ela, na academia e ele, no futebol.

Com mais de 30 mil itens no estoque, a ideia é ampliar mix de produtos da Brincasa, agregando pequenos eletrodomésticos e algumas ferramentas. “A nossa loja é lembrada por ter de tudo. Por isso queremos sempre agregar coisas novas”, destaca Patrícia.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Com lojas em Santa Cruz, Venâncio Aires, Lajeado e Montenegro, empresários compartilham a trajetória de sucesso do empreendimento
Com lojas em Santa Cruz, Venâncio Aires, Lajeado e Montenegro, empresários compartilham a trajetória de sucesso do empreendimento

Os bastidores do sucesso da Brincasa: o protagonismo de Daniel e Patrícia


Foto: Divulgação
Unidade Santa Cruz
Unidade Santa Cruz

Foto: Divulgação
Unidade Venâncio Aires
Unidade Venâncio Aires

Foto: Divulgação
Unidade Lajeado
Unidade Lajeado

Foto: Divulgação
Unidade Lajeado
Unidade Lajeado

Foto: Divulgação
Os bastidores do sucesso da Brincasa: o protagonismo de Daniel e Patrícia