Eleitor pode usar e-título para votar ou justificar ausência


Por: Portal Arauto
Fonte: Agência Brasil
Publicado 14/11/2020 16:08
Atualizado 15/11/2020 06:34

Política Cobertura Especial   CONFIRA

A falta do título eleitoral impresso na mão não será mais um problema na hora de votar. É que, agora, os eleitores podem exercer sua cidadania por meio do e-título: uma versão digital do título de eleitor que estará sempre com ele no celular.

E para ter acesso é muito fácil: basta baixar o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, preencher os dados e perguntas solicitados e pronto. O e-título está disponível gratuitamente tanto para celulares Android quanto para IOS. Além do título de eleitor, o aplicativo também pode emitir certidões de quitação e crimes eleitorais a qualquer momento e informar o local de votação.

Uma outra funcionalidade que estará disponível é a opção de justificar a ausência nas urnas, por meio do envio de localização. No entanto, tem que ficar atento aos prazos. Essa opção só estará ativa no dia das eleições, entre as 7h às 17h.

Outro detalhe importante é que a versão do título digital agora conta com uma foto atualizada do eleitor, disponível apenas para quem já fez o recadastramento biométrico. Se você não está nesse caso, ainda vai precisar levar sua identidade no dia de votar.


Foto: Divulgação/Agência Brasil
Com a localização, será possível identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral
Com a localização, será possível identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral