Nessa quinta-feira (22), o prefeito Telmo Kirst assinou o decreto que estabelece o funcionamento do Hospital Veterinário quanto ao atendimento a animais provenientes de famílias de baixa renda, conforme acordado com a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).
De acordo com o decreto, o atendimento iniciará já na segunda-feira (26) e é exclusivo aos animais de munícipes de Santa Cruz do Sul, que comprovem indisponibilidade de recursos, e que estejam inscritos em programas de assistência social, como CadÚnico e Bolsa Família, ou tenha renda mensal inferior a um salário mínimo.
O referido documento esclarece ainda que os animais que necessitem de atendimento estejam sob a responsabilidade de Ongs e protetores independentes, devidamente cadastradas no município, ou sem tutor definido, quando previamente atendido no Canil Municipal.
Para requerer atendimento, o solicitante deverá realizar um cadastro junto à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS), na Rua Galvão Costa, 708, prédio em frente ao pórtico do Parque da Oktober.
No ato de inscrição, deverá portar documentos que comprovem renda e inscrição em programas sociais. O solicitante receberá um cartão identificador, que deverá ser apresentado quando necessitar atendimento no Hospital Veterinário. Da mesma forma, entidades defensoras dos animais, bem como protetores independentes, devem realizar o cadastro.
Os atendimentos aos animais serão agendados mediante avaliação do médico veterinário da Semass e de acordo com o cronograma disponibilizado pelo Hospital Veterinário.
Quanto ao deslocamento e transporte do animal a ser atendido no Hospital Veterinário, será de responsabilidade do proprietário.
Em caso de necessidade emergencial, será autorizado ao proprietário o primeiro atendimento no Hospital Veterinário, desde que comprove inscrição em programas sociais e classificado como de baixa renda. No entanto, após o atendimento, o responsável pelo animal deverá providenciar o cadastramento na Semass
Nos casos em que o animal necessitar de cirurgia, conforme avaliação clínica realizada no Canil Municipal, os animais que necessitarem esse procedimento terão internação imediata ou será agendada a data para realizar a intervenção. Após realizado o processo cirúrgico e ter sido comunicado da alta do animal, o responsável deverá retirá-lo até às 17 horas do mesmo dia.
Para os casos em que os proprietários não comparecerem ao atendimento agendado, e não avisarem com antecedência quanto à desistência ou cancelamento, não terão direito a novo atendimento pelo período de dois meses.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Semass, pelo número (51) 3713-8242, no período das 8h às 12h, e das 13h às 17h.