CDL Santa Cruz apresenta as propostas dos prefeituráveis para o comércio


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 15/10/2020 11:33
Atualizado 15/10/2020 13:56

Geral   ECONOMIA

A Câmara de Dirigentes lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz) apresentou para um grupo de sócios em reunião restrita – em função da limitação de participantes por causa da pandemia – na noite desta quarta-feira (14) os vídeos com as propostas dos prefeituráveis para fortalecer o comércio local.

Um ofício foi encaminhado pelo presidente Marcio Farias Martins aos sete postulantes ao cargo máximo do executivo municipal para que apresentassem um vídeo à CDL Santa Cruz em relação às suas propostas referentes ao fortalecimento do varejo e do comércio local.

Segundo Martins, a entidade representa mais de 350 associados abriu a possibilidade de apresentar as suas propostas ao comércio de Santa Cruz do Sul aos candidatos, a fim de que pudessem apresentar suas ideias. O pedido foi encaminhado para os postulantes a prefeito Alex Knak, Carlos Eurico Pereira, Frederico de Barros, Helena Hermany, Irton Marx, Jaqueline Marques e Mathias Bertram. “Em função da pandemia e as suas restrições, não foi possível fazer um encontro presencial com os candidatos. Solicitamos que cada um gravasse um vídeo de até cinco minutos com a seguinte temática: “Se você for o prefeito de Santa Cruz do Sul, a partir de 01/01/2021, qual sua proposta de incentivo ao comércio local?. O mesmo foi apresentado na assembleia e, também divulgado nas redes sociais”, citou o presidente da CDL Santa Cruz. Segundo Martins, trata-se uma forma de valorizar o trabalho e a atuação dos candidatos em prol do comércio local. O único que não encaminhou material foi Irton Marx/Walter Couto.

O que os candidatos propõem para o comércio de Santa Cruz

Alex Knak/Fabiano Dupont

A sua gestão pretende desburocratizar o município, deixando as práticas administrativas mais modernas. Uma das ações será o incremento das ações do Banco do Povo para ajudar os empreendedores locais. Também pretende apoiar as micro, pequenas, médias empresas, o agronegócio no campo e ajudar na capacitação das pessoas para a inserção no mercado de trabalho. Prevê ainda a criação do Balcão do Empreendedor, com uma equipe preparada da prefeitura para auxiliar na abertura de novos negócios. Também pretende criar a Escola do Empreendedor para melhorar a gestão das empresas, com parcerias entre as entidades. Também pretende investir em infra-estrutura turística como uma Rua Coberta e um Mercado Público Municipal, a fim de atrair os turistas, beneficiando indiretamente o comércio local. Também é ideia de ampliar o Distrito Industrial e criar um novo berçário industrial. Outra ideia é buscar a devolução das áreas cedidas ao Estado para o fomento de um parque tecnológico e de startups. Também pretende abrir o diálogo entre empresas locais, comerciantes e empresas de tecnologia para a criação de uma plataforma local/regional de e-commerce, tornando a atividade comercial mais competitiva, aumentando as vendas. Pretende implantar espaços específicos para foodparks, regulamentando o serviço de foodtrucks, dando segurança jurídica e equalizando a justa concorrência com os pontos fixos.

Carlos Eurico Pereira/Paulo Bigolin

Segundo o candidato a prefeito, a ideia do Partido Novo em todas as cidades em que atua é descomplicar. A ideia no Governo será desburocratizar e criar um ambiente favorável para a sua vida profissional e o desenvolvimento dos negócios. Outra questão ao qual irá apostar é na melhoria da infra-estrutura. Ter um plano de mobilidade que contemple o grande número de automóveis que tem na cidade, favorecendo que se tenha vagas rotativas no Centro da cidade, para que as pessoas possam ter mais acesso. Também pretende atualizar o plano de arborização. Existem árvores muito bonitas e centenárias, mas que precisam passar por medidas cuidadosas de manutenção para garantir a sua segurança e a trafegabilidade, o acesso dos pedestres às lojas. Ele também pretende investir em segurança, por meio de inteligência, a fim de possibilitar que as pessoas possam circular no centro de Santa Cruz do Sul. Assim, ele pretende utilizar a tecnologia a favor das forças policiais, utilizando melhorando a integração entre elas, a fim de atuar de modo preventivo. Outra situação importante é a maneira como o gestor público encara o empreendedor, as pessoas que movimentam a economia de Santa Cruz. Houve um desequilíbrio dos fiscais entre o que precisava ser feito e a sua atuação nesta pandemia.

Frederico de Barros/Manu Mantovani

Destacou que a ideia é estabelecer uma via de diálogo com os lojistas e os trabalhadores do comércio, buscando estabelecer um acordo entre as partes. Todos os setores da economia devem ter um olhar atento dos candidatos. Frederico ressaltou que irá estabelecer um Plano Municipal de Economia Verde, que estimule as empresas a trabalharem com a conservação ambiental e a correta destinação e uso dos recursos naturais. Também pretende criar uma Encubadora Social para receber experiências inovadoras de economia solidária e colaborativa. Irá estimular as pequenas e microempresas com assessoramento técnico e financiamento em condições vantajosas. Também se propõe a criar mais rígidos os critérios para concessão de benefícios para empresas de fora do município, a fim de fortalecer as empresas locais. Pretende fortalecer pequenos negócios dos bairros e do interior, que atualmente atuam de forma autônoma.

Helena Hermany/Elstor Desbessell

Quer ser uma prefeita que vai escutar os comerciantes. Vai incentivar os pequenos e médios empresários com políticas para incremento dos seus negócios. A CDL vai seguir tendo apoio dentro do Governo para realizar suas campanhas de incentivo ao comércio local. Também pretende realizar uma gestão desburocratizada, para gerar novos empreendimentos, novos empregos e fazer com que as empresas tenham o Poder Público ao seu lado na hora de propor novos negócios. Também pretende fiscalizar o comércio clandestino, pois não é justo que as empresas que pagam impostos e sofram com a concorrência desleal. Pretende, ainda, construir uma escola de educação infantil no Centro para beneficiar os comerciários.

Jaqueline Marques/Ido Inácio Dupont

Jaqueline garantiu o apoio às campanhas da CDL Santa Cruz e do comércio de Santa Cruz do Sul. Também garantiu a continuidade das obras e investimentos de ampliação do calçadão na Rua Marechal Floriano. Também destacou investimentos na construção do Centro de Eventos e na área de turismo para a atração de eventos ao município, tornando o pólo no Estado, trazendo benefícios para a economia local.

Mathias Bertram/Cesar Cechinato

Pretende estabelecer um diálogo permanente com o comércio de Santa Cruz do Sul. Destacou que irá estabelecer algumas prioridades, como a melhoria nas praças no Centro, dando atenção aos banheiros públicos. Também quer reforçar a segurança. No seu Governo pretente implantar um plano transversal em conjunto com todas as secretarias, denominado de Santa Cruz ágil, Santa Cruz segura, através da qual qualquer documento, alvará, licença, será concedido em até 48h. A ideia é implantar a digitalização dos serviços, a fim de que todos os sistemas do município conversem entre si, integrando-os. Em relação à segurança, a ideia é integrar as câmaras de seguranças e fortalecer a Guarda Municipal, a fim de que ela seja mais protagonista. O comércio também será importante para a realização de parcerias-público-privadas em várias áreas, como na implantação de mais vagas de estacionamentos. Também pretende debater a ampliação do Rapidinho e agilizar as obras da Floriano, para que elas se concluam o mais rápido possível.

Reivindicações

Durante a assembleia para os sócios efetivos, o presidente Marcio Martins confirmou ainda que a CDL Santa Cruz vai entregar um documento oficial da entidade com as reivindicações dos lojistas aos candidatos, a fim de firmar posicionamento do comércio local referente aos seus anseios. “Estamos coletando ainda algumas sugestões em meio aos associados e quando estiver pronto, faremos a entrega aos candidatos" destaca.

A assembleia também marcou o anúncio da eleição do sucessor de Marcio Farias Martins, que deve ocorrer na próxima reunião, em novembro, no dia 11. Uma chapa se inscreveu e ela é encabeçada pelo atual vice-presidente Ricardo Fernando Bartz.


Foto: Divulgação
CDL Santa Cruz realizou assembleia nesta quarta-feira
CDL Santa Cruz realizou assembleia nesta quarta-feira