Feed de Negócios

Do porta-malas do carro a quatro lojas físicas: a trajetória de sucesso de Flávia Eliel Calçados


Por: Portal Arauto
Publicado 13/10/2020 19:00
Atualizado 13/10/2020 20:01

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Pensando em proporcionar qualidade de vida e conforto à família, é que Flávia Eliel Kist decidiu empreender. Após muitos anos acompanhando a rotina do marido Euclides - que era músico – e buscando oportunizar um futuro estável aos filhos Lucas e Mateus, a santa-cruzense, que inicialmente trabalhava como servente em uma escola, começou a conciliar o emprego com outra atividade: vender calçados. O projeto deu tão certo, que consolidou a empresária como dona de quatro lojas físicas que carregam o seu nome há cinco anos em Santa Cruz.

Antes de inaugurar a primeira loja física, Flávia vendia os calçados – que vinham de uma fábrica da cidade de Três Coroas – diretamente do porta-malas do carro. “O Lucas morava lá e começou, por influência de conhecidos que eram os donos da fábrica, a trazer caixas de sapatilhas e sandálias. Eu enchia o carro e levava junto para a escola onde trabalhava. E vendia tudo. Os calçados eram de qualidade e bom preço, fazendo com que as mulheres indicassem entre si e assim, conquistava mais clientes”, relembra a empresária, que em um ano conciliando a escola com a venda de sapatos, vendia por mês cerca de 60 pares.

Mas foi um ano depois, em 2015, após participar de uma feira de expositores no município, que a família Kist decidiu investir. “Quando participamos da Multifeira e vendemos 300 pares de calçados em três dias, criamos ânimo para abrir nossa primeira loja física, em setembro daquele ano, em uma sala comercial da Avenida Independência. Meus filhos trabalhavam lá pela manhã e, a tarde, depois que saia da escola, ia ajudar”, afirmou.

Aliado a variedade e o bom preço, além da noção do que o público gostava, o sucesso foi tanto que a rede foi aumentando cada vez mais. Quatro meses depois da inauguração da primeira loja, a segunda Flávia Eliel abriu no Miller do Arroio Grande; a terceira em agosto de 2016 na Marechal Deodoro e, a quarta, em maio de 2017, junto ao Shopping Santa Cruz.

Com calçados e acessórios que vem de todo o país, a loja Flávia Eliel conta com seis funcionários e os quatro integrantes da família, que colaboram com o crescimento da empresa. Além disso, pensando em contemplar a moda masculina, a família inaugurou a Dom Vitto, que também já é sucesso entre os homens.

Para Flávia, o sentimento que prevalece é o de gratidão. “Trabalhar ao lado da família e ver que todas as lojas que abrimos estão indo bem é muito gratificante e, tudo isso, é resultado de foco e persistência. Sem isso, é impossível empreender”, destaca a empresária. Ainda, segundo ela, a tendência é expandir ainda mais o empreendimento. “Em breve, pretendemos abrir mais duas lojas da Flávia Eliel em Santa Cruz”, finaliza.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
Flávia Eliel completa cinco anos em Santa Cruz
Flávia Eliel completa cinco anos em Santa Cruz

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Flávia com os filhos Lucas e Mateus, e o marido Euclides
Flávia com os filhos Lucas e Mateus, e o marido Euclides