compartilhe >>

Uma feira para valorizar a união


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/10/2020 09:00

Geral   VERA CRUZ

O bairro Conventos tem virado notícia porque resgatou entre seus moradores o espírito de união, cooperação e mobilização em torno de sua praça, batizada com o nome do rotariano Erich Schneider de Oliveira. Tem sido tamanho o engajamento entre a vizinhança que cativou entidades para se tornarem parceiras de uma experiência: uma feira que atraísse moradores e visitantes para ver com os próprios olhos o trabalho de revitalização do espaço para todos usufruírem, e valorizarem o talento e a criatividade de quem vive ali. A Feira da Cooperação do bairro Conventos, no ensolarado sábado, dia 10, atraiu uma porção de pessoas ao longo do dia. Muitas foram abastecer a casa com itens da agricultura familiar da Coopervec, outros encomendaram peixes e bolos, e muitos garantiram lembranças  em crochê, macramé, terrários, laços, pulseiras, artesanato.

A moradora Gislaine Padilha, por exemplo, era só sorrisos. Em uma feira nova como essa, sem saber o que esperar, ela levantou às 4 horas da manhã para preparar cerca de 30 itens, entre brownies e bolos, todos fresquinhos. Era cerca de 11 horas e apenas três guloseimas haviam restado, motivando-a a reforçar a produção na hora do almoço.
A mobilização dos moradores, com a parceria da cooperativa Sicredi, Rotary Club e Coopervec também despertou a oportunidade para Viviane Zago, que vive no bairro, mostrar o que produz. Com expectativa maior de divulgar do que vender seus laços de cabelo e o kombuchá - que gera muitas perguntas por ser uma bebida sem álcool, mas fermentada a partir do chá verde e saborizada com suco de frutas - muitos foram os que levaram para provar. “Para a gente que participa da pracinha, a iniciativa é bem interessante para valorizar o que fazemos”, disse ela.

 


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Artesanato feito por moradores do bairro atraiu olhares
Artesanato feito por moradores do bairro atraiu olhares

Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Itens da agricultura familiar somaram aos atrativos
Itens da agricultura familiar somaram aos atrativos

Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Praça Conventos sediou feira no sábado
Praça Conventos sediou feira no sábado