Feed de Negócios
compartilhe >>

O legado Baumgarten: um amor passado de pai para filhas


Publicado 10/10/2020 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Quando as irmãs Carine Melissa e Letícia Beatriz Baumgarten pensam em inspiração, o rosto do pai surge em suas mentes. Motivadas pela força de trabalho e pelo amor à empresa testemunhado desde a infância que as duas dão andamento à Baumgarten Areal e Materiais de Construção. Estabelecimento criado por Vonibaldo Baumgarten que até hoje, aos 76 anos, observa com cuidado e carinho o legado deixado para as filhas. 

Tudo começou em 1974, quando Voni iniciou a extração de areia no Rio Jacuí, em Rio Pardo. "Eu era motorista e fazia praticamente tudo sozinho. Lembro de estar no barranco do rio, com os bois puxando uma carroça", diz. Natural de Linha Antão, interior de Santa Cruz do Sul, o empresário teve o primeiro escritório em um espaço alugado na Rua Fernando Abott. Mais tarde, teve passagem pela Borges de Medeiros e Thomaz Flores, para então definir o ponto no Bairro Santuário como a nova casa da empresa.

Local que abriga os negócios da família Baumgarten há mais de 30 anos. "Quando compramos aqui, era tudo mato. Tivemos que aterrar muito para o espaço ficar ideal para a construção da sede", relembra. Nesse novo ponto, à margem da BR-471, o tempo foi passando e a empresa cresceu, oferecendo diversas opções em materiais de construção, além de recolhimento de resíduos da construção civil. Atualmente, além da sede na Terra da Oktoberfest, a empresa também tem uma unidade junto à Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo. 

"Elas foram a minha sorte"

Com algumas limitações por conta de uma enfermidade, mas com a mesma positividade de sempre, Vonibaldo Baumgarten destaca com carinho a atuação das filhas que, mesmo com outras opções, resolveram trilhar o mesmo caminho. "Elas foram a minha sorte. Minhas filhas representam tudo pra mim. Sem elas e sem Daniel Henrique Baumgarten, eu não sou ninguém", comenta. 

Da mesma forma, suas filhas reconhecem o quanto o papel do pai foi fundamental para que elas tivessem a força necessária para continuar com a empresa. "Vamos seguindo o exemplo dele, aprendemos com ele e assim vai indo. Somos o que somos por conta dele. Um pensa no outro. Aqui, ninguém pensa só em si", relatam.


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Família em frente ao empreendimento, à margem da BR-471
Família em frente ao empreendimento, à margem da BR-471