compartilhe >>

Catadora ganha nova bicicleta após furto em Venâncio Aires


Publicado 05/10/2020 18:11
Atualizado 05/10/2020 18:11

Geral   GENEROSIDADE

O fim de semana foi de tristeza para Delci Grunhauser, de 59 anos. Dona Delci, que atua como catadora em Venâncio Aires, teve a bicicleta furtada na madrugada de sábado para domingo. Com problemas na coluna, o veículo é essencial para que possa continuar trabalhando. Sua história comoveu o vizinho, Eduardo Stein, que publicou o ocorrido nas redes sociais. Foi assim que a rede de solidariedade foi formada.

Eder Renato da Silva, motorista de caminhão, abriu o Facebook e deparou-se com a história. Morador de Venâncio Aires, ele já havia cruzado com Dona Delci diversas vezes nas ruas da Capital do Chimarrão. "Fiquei triste pelo ocorrido, pois pelo que sei ela é uma pessoa do bem e batalhadora. Não pensei duas vezes, pois sempre que posso procuro ajudar quem realmente precisa. Minha intenção foi contribuir para que ela siga sua vida da melhor maneira possível. Não quero status e sim incentivar outras pessoas a fazer o bem sem ter nada em troca", comenta. 

Conforme Silva, que nos últimos dois anos enfrentou junto com a esposa problemas de saúde, muitas pessoas já ajudaram sua família, de diversas maneiras. Por isso, ele procura retribuir da mesma forma. Após entrar em contato com amigos da Cia das Bicicletas, deixou combinado que Dona Delci pudesse passar lá e escolher a bicicleta que quisesse. Ao receber a foto da idosa no local, contente pelo que havia acontecido, Silva não escondeu a emoção: "Foi muito gratificante aquele sorriso. Aquele sorriso me motivou mais ainda e espero ter motivado outras pessoas".

"Foi uma surpresa"

Dona Delci tinha a antiga bicicleta há cinco anos. Sem o veículo, ela precisa andar de muletas e por isso torna-se tão essencial. Quando percebeu que o furto havia acontecido, a primeira reação foi procurá-la por cada canto, sem sucesso. "Quando o Dudu, meu vizinho, disse que ia pedir na internet, falei que podia ser uma bem velhinha. Só para eu me apoiar. Aí eu ganhei essa. Fiquei tão feliz. Foi uma surpresa", conta, toda orgulhosa e feliz, ao lado de sua nova bicicleta.  


Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Dona Delci com a bicicleta doada por Eder
Dona Delci com a bicicleta doada por Eder