compartilhe >>

Empresa não cumpre exigências e parte das obras de pavimentação de ruas em Vera Cruz paralisa


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/10/2020 20:00

Geral   CALÇAMENTO

Nesta semana, foi assunto nas redes sociais a interrupção das obras de pavimentação com bloquetes de concreto em algumas ruas da área urbana de Vera Cruz. No total, 32 ruas serão calçadas, em melhoria que teve início em maio deste ano. Um morador do entorno de um dos trechos em andamento cobrou respostas à Prefeitura sobre o porquê os trabalhos no local paralisaram. Contatada pela reportagem, a Prefeitura esclarece que a pavimentação das ruas vinha sendo realizada por duas empresas, sendo que cada uma delas ficou responsável por dois lotes. No entanto, como uma delas não cumpriu com as exigências do contrato, como prazos, e não atendeu às diversas notificações recebidas, o contrato com ela foi rescindido. “A empresa não deu retorno à altura ao que era esperado em relação a acabamentos, rendimentos, bem como ao andamento das obras previsto no contrato, então, foi necessário rompê-lo”, explica o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Maiquel Aretz. 

Conforme o responsável pela pasta, a empresa concluiu apenas uma rua neste período, a Cândido de Medeiros, no entanto, frisa que ela não requer muitos reparos. “Apenas vamos providenciar a colocação de guarapa nas laterais”, acrescenta. Entre as obras que eram de responsabilidade da empresa e que tiveram de ser interrompidas estão as das ruas Martin Luther e Doli Antônio Holschuh. “A Doli Antônio Holschuh, que ainda não está concluída, precisa de reparos também. Já a Martin Luther falta concluir, sem necessidade de melhorias”, acrescenta.  

QUEM ASSUME

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura esclarece que foi realizada a medição do serviço executado pela empresa para acerto, bem como a rescisão, que corre no âmbito administrativo. “Se a empresa não concordar, seguirá judicialmente”, complementa. Dessa forma, quem vai assumir as obras dos dois lotes de ruas que eram pavimentados pela empresa é a outra companhia que, atualmente, já realiza a pavimentação de dois lotes no município. Isso ocorre, já que ela foi a segunda colocada na licitação correspondente a estas ruas. 

O Secretário de Obras afirma que até o momento oito ruas já estão com a pavimentação concluída. São elas: Cristóvão Sehnem, Edmundo Gruendling, Norberto Otto wild, Cônego José Maria Kroetz, Oldegart Schuldt, Francisco José Hoff, Helberg Erhardt Franke e Cândido de Medeiros. Além disso, explica que o trabalho de preparação de base das ruas para o calçamento – de responsabilidade do município - está em andamento, assim como a pavimentação nas ruas Osvaldo Aranha, Santo Ipê da Silva e rua Beloni da Silva. “No momento, a preparação da cancha ocorre na rua Carlos Francisco. Nas ruas Osvaldo Aranha e Santo Ipê da Silva a cancha já está concluída e, dessa forma, nelas segue o trabalho de pavimentação”, acrescenta. 


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Moradores cobraram respostas nas redes sociais sobre a interrupção das obras
Moradores cobraram respostas nas redes sociais sobre a interrupção das obras