compartilhe >>

“O desejo de fazer mais por Santa Cruz continua vivo em mim", afirma Helena Hermany


Publicado 04/10/2020 07:00
Atualizado 04/10/2020 07:02

Política   ENTREVISTA

A atual vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), é a sexta entrevistada da série do Grupo Arauto com os candidatos ao Palacinho. Na coligação "Santa Cruz seguindo em frente", Helena tem como postulante a vice Elstor Desbessel (PL) e ainda conta com o apoio dos partidos Avante e PRTB.

Durante toda semana, os candidatos a prefeito do município responderam questionamentos no formato ping-pong - pergunta e resposta - sobre temas como saúde, economia, mobilidade urbana, obras públicas, além de compartilhar a trajetória e pontuar por que decidiram se candidatar para governar o município.

Quem é?

Helena Hermany tem 72 anos, é bancária e graduada em Ciências Contábeis. Foi primeira-dama em 1993 e vereadora mais votada da história de Santa Cruz em 2000. No ano de 2004, elegeu-se vice-prefeita do Governo José Alberto Wenzel e assumiu como prefeita da cidade, nos últimos sete meses após a renúncia do chefe do executivo. Em 2013, foi eleita novamente como vice-prefeita no Governo Telmo Kirst em 2013, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2016.

Grupo Arauto: Por que decidiu se candidatar para governar Santa Cruz?

Helena: “O desejo de fazer mais por Santa Cruz continua vivo em mim. Pensei em descansar, mas sei o quanto ainda precisa ser feito, e diante disso, não consigo ficar parada. Ando pelos bairros, pelo centro da cidade e interior e as pessoas demonstram um enorme carinho e apoio incondicional ao trabalho até aqui realizado. Isso me comoveu muito. Então decidi dar continuidade a minha missão como gestora pública. Tenho reiterado: “política não tem idade. A diferença está entre o querer fazer e o aprender como se faz. E só as experiências de vida e de trabalho produzem essas respostas”. Agora, mais do que nunca, precisamos cuidar da nossa gente”.

Grupo Arauto: A pandemia mexeu nos mais variados setores. Não foi diferente com o público, que precisou equilibrar a equação saúde e economia. Qual o desafio, a partir de 2021, para voltar a crescer, seja no setor industrial, seja no comércio? Como retomar a empregabilidade?

Helena: “Está muito claro, que juntos, com diálogo permanente e olhar às demandas e necessidades básicas da nossa população, principalmente nesse momento de enfrentamento a pandemia, podemos construir um amanhã melhor para todos. Santa Cruz é uma cidade maravilhosa, hospitaleira e repleta de oportunidades. Possui um dos melhores índices de desenvolvimento socioeconômico do Estado e cresce com destaque em todos os segmentos, seja na indústria, no comércio ou na oferta e prestação de serviços. Com um legado histórico e construída a muitas mãos, está melhor a cada dia. Isso, graças ao nosso povo trabalhador e grande responsável pela projeção e reconhecimento que ostentamos em nível regional e nacional. Urgentemente, precisamos de um planejamento voltado para o futuro próximo, que certamente passa pelo crescimento sustentável em áreas estratégicas como: infraestrutura logística (rodoviária e aérea), de inovação tecnológica, de ampliação dos sistemas agrícolas de produção integrada e de modernização efetiva da máquina publica. Certamente, esses aspectos serão propulsores da geração de emprego e renda, da qualidade de vida e atenção às necessidades essenciais da população em todas as áreas. Assim, inspirados nos legados do passado, nossa Santa Cruz permanecerá de portas abertas e pronta para o futuro”.

Grupo Arauto: Santa Cruz do Sul tem frota superior a 90 mil veículos. Além disso, é a cidade polo no Vale do Rio Pardo. Como você vê o modelo ideal de mobilidade urbana?

Helena: “Nosso Plano de Governo contempla várias ações nessa área. Vamos citar apenas algumas ações, como por exemplo: realizar projetos para implantação da ”Tarifa Inteligente”, iniciativa que visa ofertar opções tarifárias flexíveis e integradas, ajustadas ao perfil do usuário do transporte coletivo urbano. Também, vamos dar continuidade e implantar, de forma prática, os estudos realizados através do “Plano de Mobilidade Urbana”, que envolve a circulação de veículos, sinalização padronizada e visível, pintura e recuperação de ciclovias, de estacionamentos e iluminação das vias públicas  e estradas, privilegiando a segurança e convivência harmônica entre pedestres e motoristas, no que diz respeito a reorganização do trânsito na zona urbana e rural do município”. 

Grupo Arauto: Saúde é tema latente, sempre. Na sua gestão, qual o foco que esta área terá? O que de mais importante deve ser feito a partir de 2021?

Helena: “Precisamos de imediato potencializar o acesso dos usuários do SUS às diversas especialidades médicas e de outros profissionais de saúde. Conforme propostas registradas no nosso Plano de Governo, assumimos o compromisso de retomar o atendimento 24 horas do Hospitalzinho (Zona Sul), criar o Plantão SUS no Hospital Monte Alverne, buscar recursos para implantação da Nova UTI (nível III), no Hospital Santa Cruz, com (10) novos leitos e implantar uma Farmácia Municipal 24 horas. Além disso, vamos qualificar o atendimento da Saúde Mental e dos CAP’s (Centros de Atendimento Psicossocial) para a saúde mental, com ênfase para a pós-pandemia. Outras metas imprescindíveis estabelecidas passam pela gestão e reorganização do Cartão SUS, bem como a ampliação dos horários de atendimento nos Postos de Saúde, incluindo o atendimento noturno de forma permanente”.

Grupo Arauto: Uma das grandes demandas da população são obras públicas. Seja por melhorias em vias, parques, praças e prédios que prestam serviços públicos. Dentro dessa área, qual será a sua prioridade?

Helena: “Nossa prioridade será dar uma atenção especial e imediata no que diz respeito à pavimentação de ruas nos bairros, através do PPB (Programa de Pavimentação dos Bairros), com a retomada urgente do “sistema de parcerias” e/ou fazer os investimentos necessários com recursos próprios do município, eliminando essa demanda histórica, que atualmente chega ao número de (180) ruas as necessitam dessa providência”.

Cobertura Eleições 2020 Arauto. Patrocínio:


Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
“O desejo de fazer mais por Santa Cruz continua vivo em mim", afirma Helena Hermany