compartilhe >>

Arauto Saúde: saiba como escolher a casa geriátrica mais adequada para o seu familiar


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 05/09/2020 07:59
Atualizado 05/09/2020 07:59

Geral Arauto Saúde   CUIDADOS

Vivenciar a terceira idade com qualidade vai além de manter alimentação adequada, atividades físicas e atenção com a saúde. Trata-se também de viver em ambientes de conforto, bem-estar e nos quais o indivíduo se sinta feliz e acolhido. Por isso, o Arauto Saúde desta semana informa os cuidados que os familiares precisam ter ao escolher uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), bem como o que é necessário para uma empresa desta finalidade operar. Para falar do assunto, as convidadas são a proprietária de uma ILPI, Joice Cristina Assmann, e a responsável técnica por um destes locais, Júlia Della Giustina. 

Joice analisa que a visão a respeito das chamadas casas de repouso mudou muito nos últimos anos - fruto do trabalho conjunto realizado pelas Promotorias, departamentos de Vigilância Sanitária, Conselhos Municipais do Idoso e ILPIs. Como dica ao procurar um local para o idoso, salienta que a instituição tenha o alvára de funcionamento e condições de higiene e moradia adequados. “Devem ser observados os ambientes interno e externo e se os profissionais são bem qualificados”, frisa ela, ao esclarecer que para residir em uma casa geriátrica a pessoa precisa ter mais de 60 anos. A empresária salienta, ainda, que os familiares têm demonstrado cada vez mais confiança no trabalho das ILPIs, já que são monitorados frequentemente pela Vigilância, Promotoria e Conselho Municipal do Idoso.  

Quanto ao funcionamento, Júlia afirma que as ILPIs precisam contar com um uma enfermeira responsável técnica, que realiza planejamento, reuniões, escala de trabalho e orientação aos funcionários. “É essa pessoa que faz a escuta aos profissionais para que o ambiente seja sempre o melhor”, explica. Segundo ela, a preferência de alguns locais é por uma equipe de enfermagem disponível 24 horas. “Essa equipe faz a administração de medicamentos, sempre com receita médica, cuidados com sonda e gastrostomia, curativos, pós-operatórios e banho de leito”, esclarece, ao completar que as casas geriátricas têm um olhar diferenciado para com os idosos, oferecendo-lhes carinho e atenção. 


Foto Divulgação
Arauto Saúde: saiba como escolher a casa geriátrica mais adequada para o seu familiar