compartilhe >>

Uma praça transformada pela união dos moradores


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 05/09/2020 10:00
Atualizado 05/09/2020 10:14

Geral   PATRIOTISMO

Quando existe união de ideias e de ações, as realidades se transformam. A Praça Conventos, no bairro que leva o mesmo nome, em Vera Cruz, é prova disso. Um espaço diferenciado, autossustentável, que vai além da areia e dos brinquedos para a criançada. Um local para as famílias aproveitarem para tomar o chimarrão e onde podem interagir com as crianças, integrar-se, cuidar do meio ambiente, cultivar flores e a horta comunitária. “Definitivamente é uma praça com vida”, declara a moradora Tatiane Rauber Waechter, apaixonada pelo local que vem sendo transformado graças ao envolvimento das famílias com o apoio do Poder Público, entidades e iniciativa privada, como a Sicredi.

Tudo começou no fim de 2018, quando o Rotary Club Vera Cruz instalou a praça no bairro, em terreno da Prefeitura.“A praça era bastante simples, sabíamos que se os moradores não se engajassem para melhorá-la, não haveria interesse das crianças e famílias”, disse Tatiane. Criaram iniciativas para arrecadas valores e, aos poucos, os quatro brinquedos instalados começaram a ganhar a companhia de mudas de árvores, de flores, bancos, lixeiras, água. “Como se a praça nos dissesse: ‘eu escolhi vir para cá, agora preciso da atenção, do cuidado e do amor de vocês para progredir’“, declarou. 

Quando 2020 chegou, um ano marcado pela pandemia, mas mais pela união, o engajamento e auxílio mútuo. Conseguiram bancos de pallet, fizeram outros, plantaram flores, árvores nativas, um pomar de árvores frutíferas, receberam lixeiras ecológicas, logo mais será feita a horta, a composteira. Os pais arrecadaram pneus velhos, tintas e pincéis para a criançada colorir, também houve doação de casinha de boneca e móveis, canteiros com bambus, mutirão de limpeza do mato, doação de placa de identificação com logotipo, doação de câmeras de vigilância, transplante de árvores grandes, e a lista não para de crescer. 

Voluntariado e trabalho em equipe buscam fazer a diferença

Leonardo Francys Prates tem 16 anos e preside o Interact Club Santa Cruz do Sul. Mas sua trajetória junto a projetos sociais começou  desde muito pequeno, com o que ele chama de básico, como a doação de alimentos e roupas para campanhas da cidade. Quando foi apresentado ao lado jovem do Rotary, o Interact, em 2018, passou a integrar o clube e desde então só aumentou a frequência de ações. “O clube como um todo direciona a atenção para onde é possível fazer a diferença e, por meio do trabalho em equipe, obtemos maiores resultados. Além disso, o Interact serve como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, já que submete os jovens a terem propriedade em suas falas e responsabilidade em suas ações fora do clube”, declara Leonardo. 

Entre os projetos do Interact que participa estão as visitas feitas na ASAN e na Copame, campanhas sobre doenças, recolhimento de alimentos e doações de cestas básicas em conjunto com o Rotary, visitas à creche Vovô Arlindo, apadrinhada pelo Interact, onde os jovens sempre levam brinquedos e livros, além de brincar com as crianças. “Com certeza uma das maiores motivações para fazer - e continuar fazendo, os projetos - é o sentimento bom que você sente ao ver que está mudando a vida de alguém para melhor. Que seus projetos causam alegria nas pessoas beneficiadas. Outra coisa que me anima e me dá vontade de continuar todos os dias são as pessoas que trabalham ao seu lado”, destaca o jovem. 


Fotos Divulgação
Envolvimento de crianças e adultos tem transformado a praça
Envolvimento de crianças e adultos tem transformado a praça

Uma praça transformada pela união dos moradores


Uma praça transformada pela união dos moradores