compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância de fazer os testes para coronavírus no período correto


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 01/08/2020 08:00

Geral Arauto Saúde   PANDEMIA

Muito tem se falado na importância das testagens da Covid-19 para a análise da progressão da doença, inclusive com pesquisas em massa sendo realizadas nos municípios da região. Mas você sabe em que período cada tipo de exame pode ser realizado para que o resultado seja mais efetivo? A bioquímica Vera Lúcia Reck, entrevistada do Arauto Saúde desta semana, responde essa e outras dúvidas sobre as testagens durante a pandemia.

A profissional esclarece que, além do teste rápido que detecta anticorpos frente ao vírus, existem dois tipos de exames. “O RT-PCR é feito a partir da coleta de secreções respiratórias no paciente e, dessa forma, se identifica partículas do vírus através de uma pesquisa genética. Ele deve ser feito nos primeiros dias do aparecimento dos sintomas da doença”, frisa Vera, ao citar que após esse período deve ser realizado o exame sorológico. Segundo a profissional, através do sorológico, que é o de sangue, é detectada a presença de anticorpos na corrente sanguínea. Existem três tipos de anticorpos. O IgA e IgM são da fase inicial da doença, já o anticorpo IgG, diz respeito a parte tardia e indica se o paciente foi contaminado ou não pelo vírus e se há imunização. “Além de procurar um clínico ou as unidades públicas, você pode realizar estes exames em um laboratório de análises clínicas. Sendo feito o exame correto e no período certo há maior efetividade do diagnóstico, caso contrário, pode ser detectado um diagnóstico falso-positivo ou falso-negativo, causando transtorno desnecessário”, salienta. 

Além das testagens para Covid-19, Vera fala da importância de a população continuar realizando exames para as demais doenças. “Os profissionais da saúde estão bem preparados para continuar atendendo as doenças de base com muita segurança durante a pandemia”, frisa ela, ao explicar que além das coletas diretamente nos laboratórios de análises clínicas são ofertadas testagens em empresas e no sistema drive-thru, possibilitando que não haja aglomerações e prevalecendo a segurança tanto da equipe de coleta quanto dos clientes. “É muito importante que se faça os exames laboratoriais para o controle das doenças de base. Quando são feitos em laboratório e em locais que tragam muita precisão e qualidade é mais fácil para o médico fazer o acompanhamento de forma segura”, alerta. 


Foto: Jornal Arauto / Lucas Batista
Arauto Saúde: a importância de fazer os testes para coronavírus no período correto