compartilhe >>

Fim de semana será de testagens na região


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 31/07/2020 10:14
Atualizado 01/08/2020 08:21

Covid-19   CORONAVÍRUS

Neste fim de semana inicia a primeira etapa de testagens que analisará a progressão da Covid-19 na região. A pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Unisc, será realizada em 14 municípios, entre eles Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires, que realizam o estudo neste sábado e domingo, dias 1º e 2 de agosto, e Vale do Sol, que testará a população apenas no domingo. 

Na Capital das Gincanas, assim como em Vale do Sol,  esta é a primeira vez que testagens nestes moldes serão realizadas. Técnicos de enfermagem e enfermeiros da rede de saúde vão visitar residências na área urbana e rural - definidas previamente por sorteio - convidando os moradores a responder um questionário e realizar o teste rápido. O exame é feito a partir de uma gota de sangue coletada da ponta do dedo. “Serão duas pessoas, em princípio, que vão visitar as casas: um coletador e um motorista. Os coletadores estarão paramentados com jaleco, luva, óculos de proteção, máscara, touca, entre outros, e chegarão em um carro da saúde, facilitando a identificação por parte dos moradores”, frisa a secretária de Saúde Liseana Palma Flores. 

Para o andamento das testagens, Liseana salienta a importância da comunidade receber os profissionais e participar do estudo. “É essencial que a população colabore, pois é a partir de pesquisas como essa que podemos reduzir a progressão da doença. Ao identificar quem está positivo para a Covid-19 poderemos evitar o contágio em massa”, esclarece. Segundo ela, esse apoio da comunidade também deve ocorrer durante o acompanhamento em casa realizado aos pacientes positivos ou suspeitos para o coronavírus. “As pessoas precisam ser sinceras com as informações repassadas aos profissionais. Isso contribui muito para que possamos mensurar a situação de cada um e como um todo”, acrescenta.   

A PESQUISA

Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana, a partir das 8 horas. Em cada uma delas serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos nos 14 municípios. Os resultados serão divulgados ao final de cada rodada e a partir destes dados será apresentado um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa da população do Vale do Rio Pardo.


Foto: Lucas Batista/ Jornal Arauto
Fim de semana será de testagens na região