compartilhe >>

Governo aceita recurso e região está mais uma vez na bandeira laranja


Publicado 20/07/2020 15:18
Atualizado 20/07/2020 17:26

Covid-19 Região   DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Foi divulgado na tarde desta segunda-feira (20) o resultado dos recursos do programa de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Em transmissão ao vivo, o governador Eduardo Leite destacou que após reunião do Gabinete de Crise, para o julgamento dos 59 recursos apresentados, dez regiões do Estado, que estavam sob vigência da bandeira vermelha desde a divulgação da prévia na última sexta-feira (17), voltaram à bandeira laranja, entre elas a região de Santa Cruz do Sul, que pela segunda semana seguida precisou encaminhar o pedido ao Comitê.

O governador comentou a ampliação do número de leitos e mesmo com isso a taxa de ocupação de 78% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) com pacientes de coronavírus. “Se a Covid-19 continuar crescendo da forma que está. Não teremos leitos suficientes. Reforço mais uma vez a necessidade do cuidado por parte da população”, ressaltou.

Oito regiões do Rio Grande do Sul permanecem em bandeira vermelha. Juntas elas somam 252 municípios, com mais de 63,6% da população do Estado – 7,2 milhões de pessoas.

A decisão tomada pelo Gabinete de Crise é valida até o dia 27 de julho, porém na próxima sexta-feira (24) uma nova prévia deve ser divulgada.

Novo Serviço

A partir desta segunda, um novo serviço será ativado pelo Governo do Estado. Através de mensagens pelos telefones celulares (SMS) serão enviados alertas. Para se inscrever é necessário enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP do município de origem. O sistema é o mesmo já usado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, para o envio de alertas meteorológicos.

Discussão com a Famurs

O Governo do Estado deve se reunir ainda nesta semana com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). De acordo com o governador, um dos temas a ser tratado no encontro é o aumento do tempo de divulgação dos resultados de bandeiras. Um pedido encaminhado pelos municípios sugere a divulgação a cada 15 dias.

A sugestão foi encaminhada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e tem como objetivo “diminuir a insegurança dos municípios”.

Acompanhe o pronunciamento do governador Eduardo Leite na íntegra:


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Governo aceita recurso e região está mais uma vez na bandeira laranja


Foto: Divulgação/Governo do Estado RS
Governo aceita recurso e região está mais uma vez na bandeira laranja