compartilhe >>

Polícia Civil alerta para alta em casos do Golpe do Falso Motoboy em Santa Cruz


Publicado 17/07/2020 15:09
Atualizado 17/07/2020 16:50

Polícia   ESTELIONATO

O golpe não é novo, mas a artimanha dos estelionatários fez com que novas vítimas fossem lesadas em Santa Cruz. Somente entre a tarde dessa quinta-feira (16) e sexta-feira (17), quatro moradores de Santa Cruz foram alvos do Golpe do Falso Motoboy. Em todas as situações, a forma de agir dos criminosos foi a mesma. As vítimas recebem um telefonema do fraudador se passando por um funcionário do banco ou de uma operadora do cartão de crédito. O suposto funcionário informa que o cartão foi clonado e que precisa de algumas informações pessoais e do banco para cancelar as irregularidades e solicitar um novo cartão, fazendo com que a pessoa seja induzida a informar a senha. Por fim, o estelionatário avisa que um motoboy vai ir até a sua casa e ela deve entregar o cartão.

Enquanto a reportagem do Portal Arauto estava na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz, uma nova vítima registrava o crime. O homem, de 54 anos, aceitou conversar com a reportagem a fim de alertar outras pessoas. Em questão de 10 minutos ele teve R$ 25 mil roubados do cartão. "Eles são sedutores no telefone, te induzem a acreditar que realmente são do banco. Falam igual ao funcionário do banco, usam as mesmas solicitações, explicam o tal golpe da clonagem e tu acaba acreditando", disse.

No caso do homem, os estelionatários ainda afirmaram que a situação seria repassada para a Polícia Federal de Lajeado, porque somente lá seria investigado. 

A titular da DPPA, delegada Raquel Schneider, explica que as informações passadas pelos estelionatários são falsas. "O banco não vai em casa buscar cartão bancário, nem liga para o cliente relatando situações como essa", alerta.

Os casos registrados serão investigados pela 1ª e 2ª DP. Ainda de acordo com a delegada, em todas as situações o homem que foi buscar o cartão, se fazendo passar por motoboy, era magro e alto, cerca de 1,90. 


Foto: Divulgação
Polícia Civil alerta para alta em casos do Golpe do Falso Motoboy em Santa Cruz