compartilhe >>

Câmara de Vera Cruz cria seis projetos em meio ano


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 17/07/2020 08:37
Atualizado 17/07/2020 08:37

Geral   DE ORIGEM LEGISLATIVA

Seis projetos originados no Legislativo, 105 apreciados após envio da Prefeitura e 24 indicações feitas. Esse é o resumo dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Vera Cruz do início do ano até agora. Mas o que esses números representam para a comunidade? A partir desses projetos, o que mudou? Perguntas que muitos se fazem e por vezes sem respostas.

Sobre os seis originados na Câmara, quatro dizem respeito à atualização de salários de vereadores, secretários e prefeito, além do aumento do auxílio-refeição. Dos outros dois, um refere-se ao impedimento de nomeação de pessoas que não possuem “ficha limpa” para ocupar cargos públicos no Município e o outro à criação do “Programa Prata da Casa”, que busca oportunizar a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais que contam com financiamento público municipal. Ambos os projetos são de autoria do vereador Flávio Schunke e estão sancionados – ou seja, em vigor.

Dos projetos de origem do Executivo, cabe à Câmara apenas analisá-los, solicitar mais informações, caso necessário, e votar. Foram mais de 100 até agora, envolvendo, entre outras coisas, contratação de pessoal, autorização de despesas da Prefeitura, abertura de crédito e alteração em legislação.

Das indicações apresentadas, ao todo foram 24, sendo votadas 23 – uma delas foi retirada do Plenário. As indicações funcionam como sugestões à Prefeitura, que pode acatar ou não. Entre os pedidos feitos pelos parlamentares estiveram: solicitação de transporte escolar a determinada localidade; cascalhamento de estrada; construção de refúgio e parada de ônibus; construção de sala de espera e área coberta na guarita da Prefeitura a ser utilizada por pacientes que aguardam para serem levados a outros municípios; entre tantos outros. Dos 11 vereadores atualmente no Poder, as indicações partiram de sete. O vereador Flávio Schunke liderou os pedidos, com 12. Dos demais, Eduardo Viana e José Abrelino da Silva apresentaram dois cada um. Marcelo Carvalho, Horst Schuch, Ludwig Conrad e Mártin Nyland apresentaram um cada um. Também, três indicações foram apresentadas em conjunto: uma delas por Mártin, Eduardo e Marcelo e outras duas por Flávio e Abrelino.


Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
Câmara de Vera Cruz tem na atual legislatura 11 vereadores
Câmara de Vera Cruz tem na atual legislatura 11 vereadores