compartilhe >>

Solidariedade evidenciada na maior enchente de Venâncio Aires nos últimos 60 anos


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 16/07/2020 07:09
Atualizado 16/07/2020 07:39

Região   RECUPERAÇÃO

A mobilização e solidariedade da comunidade com doações e apoio para os atingidos pela enchente de Vila Mariante e localidades próximas tem chamado a atenção. A ajuda tem vindo de todo o município (cidade e interior) e até de fora dele.

Desde segunda-feira (13), caminhões da Prefeitura rodam pela cidade e fazem o recolhimento de donativos. São quase 200 endereços (cerca de 40 no interior e 160 na cidade) cadastrados pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social para efetuar o recolhimento de doações para os atingidos pela maior enchente dos últimos 60 anos no 2º Distrito. Até o fim desta quarta-feira, em 80 residências já foram buscados utensílios. Outras 90 (destas, 35 no interior) estão programadas para ainda serem feitas as coletas.  

Em paralelo, as máquinas e os demais caminhões estão atuando nas localidades afetadas com trabalhos de recolhimento de entulhos e de melhorias nas estradas e acessos.

O Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão, assim como o antigo prédio da Secretaria de Cultura na Rua Osvaldo Aranha esquina com a Rua Reinaldo Schmaedecke, tem recebido diversos itens para reestruturar as casas dos flagelados.

A assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Núbia Fengler ressalta que todas as doações são bem-vindas e que podem seguir sendo feitas. “Caso alguém ainda queira doar, a demanda maior neste momento é de roupeiros, móveis para cozinha e alimentos.” Para auxiliar com donativos, pode encaminhar diretamente para o prédio em frente a Biblioteca Municipal ou em caso de móveis é possível ligar para o 51 99770-0718 ou 3983-1030 informar o endereço para entrar no roteiro de recolhimento da Secretaria de Habitação.

Durante todo o fim de semana, servidores da Prefeitura e voluntários realizaram a entrega de donativos às pessoas que já conseguiam retornar para suas casas. Em torno de 500 famílias foram atendidas com kits de material de limpeza, cestas básicas, roupas, colchões, cobertores.   

Além dos donativos de Venâncio, o Município já recebeu dois caminhões de doações vindas de Garibaldi e um caminhão e um furgão cheio de mantimentos enviados pela Prefeitura de Mato Leitão e que ajudarão a comunidade de Mariante e arredores. Assim como, diversas empresas, entidades e clubes de serviços, têm auxiliado na campanha.

Nesta quinta-feira, 16, completa-se uma semana que os servidores do Executivo tem se debruçado sobre a causa de ajudar quem sofreu e ainda sofre por conta deste evento climático. Segundo o Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa, o trabalho tem sido intenso. “O apoio vindo da comunidade em forma de doações e voluntariado, assim como a gratidão de quem está sofrendo e recebe algum donativo, tem sido a maior recompensa. Tivemos duas enchentes: uma do rio e outra de solidariedade. Ainda tem muito a ser feito, locais para percorrer recolhendo donativos - e desde já obrigada a todos que tem colaborado, nos contatado e que ainda não conseguimos atender - e pessoas para ajudar. Não vamos parar. Pois esta é a hora de todos agirmos de forma ainda mais unida, para superar este momento difícil”, disse.