compartilhe >>

Prefeitura de Rio Pardo prorroga decreto municipal por mais 15 dias


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 15/07/2020 18:17
Atualizado 15/07/2020 18:37

Região   COVID-19

A Prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, anunciou na manhã desta quarta-feira (15) a prorrogação do Decreto Municipal que impõe medidas mais restritivas além das já impostas pela classificação da bandeira laranja, até o dia 30 de julho. Nele, ficam mantidos os horários de funcionamento das instituições comerciais e de serviços adotados desde o dia 08 de julho.

Mesmo permanecendo inalteradas as regras a serem seguidas, a administração municipal pede a colaboração de todos para que se cumpram as medidas que visam a contenção do vírus na cidade. Em especial, a entrada de apenas um membro da família por vez nos estabelecimentos comerciais. “Para aqueles que possuem crianças pequenas é fundamental que os responsáveis não as levem a locais públicos com grande aglomeração, pois em sua maioria, elas não possuem autonomia para utilizar máscara de forma correta”, alertou a equipe de Fiscalização. Orienta-se para que as famílias passem a adotar uma nova rotina, através de um planejamento prévio de aquisição de produtos e serviços. “Precisamos nos adequar. São mudanças que estão acontecendo para todos e se não fizermos o esforço para nos enquadrarmos nisto, não haverá como alcançarmos sucesso em nossas ações. São ações preventivas que estão acontecendo e o município também é capaz de enquadrar-se”, finalizou a Prefeita Rosane.

Na sexta-feira (17), acontece a décima primeira rodada da classificação prévia de bandeiras no Estado, onde novamente os municípios terão seus índices avaliados. A partir da classificação, as cidades gaúchas adotam novas medidas restritivas ou mantém as já existentes.

Plantão Covid-19

Durante o anúncio, que contou com a presença do Procurador Jurídico do Município, Hamilton Silveira, a Secretária Municipal da Administração, Patrícia Fontoura e a equipe da Fiscalização Municipal, foram levantadas questões acerca das denúncias atendidas pelo Plantão Covid-19. Segundo o funcionário da Fiscalização, Rodrigo Almeida, estão ocorrendo muitas denúncias falsas. “Acabamos nos deslocando e verificando a improcedência das ligações. Isto faz com que percamos tempo e ainda nos impede de realizamos uma ação mais efetiva na cidade. É importante que todos entendam que estamos vivendo um momento muito delicado e a comunidade precisa ser consciente e ter certeza das denúncias que estão fazendo”, declarou. A partir de agora, as denúncias feitas ao Plantão Covid, através do fone 99371 1693, serão gravadas para que a origem das ligações também possa ser verificada. Cabe ao serviço a fiscalização de aglomeração em estabelecimentos comerciais e o atendimento é feito 24 horas.

Fiscalização

A Prefeita Rosane Rocha pediu o engajamento da comunidade rio-pardense para que fiquem atentos às medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso correto da máscara, a higienização com álcool em gel e o distanciamento social. O município tem registrado um número crescente de casos positivos e a responsabilidade individual é fundamental para que haja uma regressão nos números.

O Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, informou sobre o papel de cada instituição na fiscalização, mas afirmaram unanimemente que nenhum decreto ou fiscalização será tão efetivo quanto a educação de cada um no cumprimento destes cuidados. “É preciso fiscalização, mas acima de tudo, senso de responsabilidade coletivo”, declarou o Procurador Hamilton.

Cabe à Brigada Militar inspecionar aglomerações em residências, fazer a orientação à pessoas sem máscara nas ruas, eventos em residências, eventos em condomínios, futebol em campinhos, aglomerações em vias, em frente a estabelecimentos ou em praças. O atendimento pelo 190 é 24 horas. Já aos Agentes de Trânsito cabem fiscalizar ônibus lotado ou pessoas sem máscara dentro destes coletivos. O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta pelo fone 3731 3708. À Vigilância Sanitária é de responsabilidade fiscalizar estabelecimentos que autorizem provar roupas ou calçados, locais sem álcool gel disponível para clientes, atendentes de estabelecimentos sem máscaras, futebol em condomínios ou quadras esportivas e movimento em supermercados. O atendimento é das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta pelo fone 3715 4832.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Pardo
Prefeitura de Rio Pardo prorroga decreto municipal por mais 15 dias