compartilhe >>

Santa Cruz já teve nove casos confirmados de leptospirose neste ano


Publicado 05/07/2020 16:15
Atualizado 05/07/2020 16:20

Geral   SAÚDE

Santa Cruz registrou até esta sexta-feira (3), nove casos de leptospirose. O número está bem abaixo do ano passado, quando o município registrou 98 notificações e 35 casos confirmados.

Dos casos confirmados, há moradores dos bairros Esmeralda, Centro, Santa Vitória, Rauber, São João e no interior. Não há mais casos suspeitos da doença que é causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. 

Em relação às notificações de dengue, o município tem três casos suspeitos e dois confirmados. Os casos positivados são de moradores do Centro e do bairro Country.

SOBRE LEPTOSPIROSE

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.


Foto: Arquivo / Divulgação
No ano passado, situação preocupou
No ano passado, situação preocupou