compartilhe >>

Saiba como reduzir a umidade e o mofo dentro de casa


Publicado 17/06/2020 19:43
Atualizado 18/06/2020 07:14

Geral   DICAS

A alteração de temperatura nos últimos dias fez com que a umidade fosse registrada em muitas residências de Santa Cruz do Sul. Quando a umidade aparece, é sinal de chuva e alguns cuidados podem ser tomados para evitar a sensação de que tudo está molhado.

O professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, explica que a umidade tem relação com a temperatura e ocorre quando a casa fica fechada por um tempo, ficando mais fria em relação à temperatura registrada na rua, provocando, assim, o fenômeno chamado de condensação. Conforme ele, quando a casa fica úmida, isso significa que em um período de três dias deve chover, principalmente quando também há o vento norte, um vento mais quente. 

O QUE FAZER?

Para quem quiser reduzir a umidade, uma dica do professor é tentar, de alguma forma, esquentar a casa e isso pode ser feito abrindo as portas e deixando o ar circular. "É normal a umidade entrar. Para evitar, a casa tem que estar mais quente do que a temperatura no lado de fora", comenta. Além disso, deixar sachês de tule com bolinhas de cedro ou com giz também é uma forma de retirar a umidade do local. Quando o giz estiver úmido, é um sinal de que está na hora de trocá-lo. Quanto ao cedro, basta colocá-lo no sol para secar e reutilizá-lo.

Além da umidade, uma das coisas que também incomoda muitas pessoas é o mofo que se trata de uma matéria orgânica composta por fungos. Formado devido à umidade, o mofo pode ser evitado de algumas formas. Uma das principais dicas é manter o ambiente sempre seco e o mais arejado possível. Ao deixar a casa aberta durante o dia para que a luz solar entre e esquente o ambiente, é possível impedir a ação do micro-organismo. 

Ainda conforme o professor, o inverno terá início no sábado (20) e, com ele, além da geada, também não se descarta o registro de umidade em alguns dias em Santa Cruz e região.

LEIA TAMBÉM: Inverno será marcado por temperatura média de 14 ºC em Santa Cruz e região


Foto: Divulgação
Saiba como reduzir a umidade e o mofo dentro de casa