compartilhe >>

Governo do Estado veta retorno das aulas presenciais em junho


Publicado 27/05/2020 14:43
Atualizado 27/05/2020 16:39

Geral   CORONAVÍRUS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta quarta-feira (27) que as aulas presenciais no Estado não irão retornar em junho. "Estamos lidando com uma parcela significativa de pessoas, são mais de 20% da população gaúcha. Neste momento de distanciamento, é um ponto sensível e complexo. Nossa prioridade é a vida e o fortalecimento de aulas remotas e aprendizado em casa", destaca. De acordo com Leite, todos os níveis da rede pública passarão a ter o ensino remoto a partir desta segunda-feira (1º), com apoio da plataforma Classroom.

Entretanto, o governador destaca que essa ação desafia o poder público, devido as dificuldades no acesso à internet. "Famílias com dificuldade terão acesso ao material através dos professores", diz. Segundo ele, são discutidas medidas e recursos para ofertar melhor pacote de dados aos alunos e garantia de dispositivos e capacitação dos professores. 

Já a partir do dia 15 de junho, deve ocorrer a segunda etapa, focada na liberação do ensino superior, pós-graduação e técnico. Entretanto, restrita às atividades essenciais de conclusão do curso, como estágios e atividades em laboratórios. Além disso, também deve ser permitido o retorno de cursos livres, como profissionalizantes, de idiomas, artes e similares. Conforme o governador, são cursos rápidos, geralmente com turmas pequenas, frequência semanal e público mais autônomo.

Plano para retomada

O governo gaúcho vem observando experiências internacionais para entender como outros países estão retomando as atividades na educação. "São várias questões a serem consideradas, como capacidade do educando de cuidar de sua própria saúde, uso de aulas não presenciais, número de alunos na mesma turma, recursos financeiros, transporte escolar, protocolos de saúde e estabelecimento de sala de isolamento para alunos com sintomas", diz. As próximas etapas ainda serão divulgadas, mas a previsão é que o retorno presencial seja realizado de forma gradual até setembro. 

Testes rápidos

Durante a live, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, também divulgou os resultados da quarta etapa de testes rápidos. Além disso, ele anunciou mais quatro fases da pesquisa, que devem, somadas a estas primeiras, atingir cerca de 36 mil pessoas.

Nesta última fase, aplicada no dia 25 de maio, o resultado apontou oito casos positivos, com a metade deles concentrados em Passo Fundo. Segundo Hallal, a pesquisa aponta um infectado a cada 562 habitantes. Os testes rápidos, nas quatro fases, foram aplicados em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana.


Foto: Arquivo/Arauto
Governo do Estado veta retorno das aulas presenciais em junho