compartilhe >>

Comércio no Vale do Rio Pardo vai começar a atuar com flexibilização


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 30/03/2020 18:39
Atualizado 30/03/2020 18:57

Geral   DECISÃO

Para discutir os decretos municipais e uma possível retomada gradativa do comércio, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realizou assembleia extraordinária na tarde desta segunda-feira (30), em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Na ocasião, que contou com a presença dos prefeitos municipais, o presidente da Amvarp e prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, falou sobre a tomada de medidas de flexibilização do comércio a partir da próxima quarta-feira. 

Segundo ele, deve ser aguardado novo decreto do Governo do Estado, bem como orientações por parte do Ministério da Saúde, a respeito do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, para que, então, a partir de quarta-feira, a flexibilização do comércio inicie. “Isso diz respeito a questão de abertura, na limitação de público, então, tudo isso será  feito na nossa região do Vale do Rio Pardo, a partir de quarta-feira”, afirma. Ainda, segundo Rafael, ainda amanhã, se as orientações forem divulgadas até lá, novas medidas e flexibilizações relativas ao comércio serão discutidas pelos prefeitos e aplicadas conforme a particularidade de cada município.

Para Rafael, a flexibilização é uma forma de desafogar os empresários, para que possam respirar nos próximos dias. Mas ao mesmo tempo, segundo ele, o momento é de preocupação com a saúde da população e com as medidas de prevenção. “Os empresários que estão nos ouvidos dos prefeitos municipais pedindo a reabertura do comércio, são os mesmos que depois vão cobrar medidas e uma postura frente as mortes em decorrência do coronavírus”, disse.

Entre as decisões tomadas na Assembleia, o presidente da Amvarp pontuou o retorno das aulas na rede municipal para o dia 20 de abril. “Acatamos o pedido encaminhado por ofício pela  Undime [União dos Dirigentes Municipais de Educação] e, posteriormente, cada cidade deve adequar as determinações e orientações a respeito do assunto em seus decretos”, completou.


Foto: Portal Arauto / Guilherme Bica
Amvarp e Cisvale realizaram assembleia na tarde desta segunda-feira
Amvarp e Cisvale realizaram assembleia na tarde desta segunda-feira