compartilhe >>

Saiba como economizar água e energia elétrica no período de quarentena


Publicado 30/03/2020 17:25
Atualizado 30/03/2020 17:51

Geral   FIQUE LIGADO

Como forma de evitar a propagação do Coronavírus, muitas pessoas estão nas próprias casas em um período denominado quarentena. Como consequência desse comportamento, o consumo de água e energia elétrica nas residências tem aumentado o que, de certa forma, pesa no bolso e preocupa muita gente. No entanto, não é apenas a questão financeira que fica comprometida, mas também, torna-se preocupante o consumo de água no Vale do Rio Pardo já que quase não há registro de chuva.

Diante desse cenário, a reportagem do Portal Arauto conversou com dois profissionais: a gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rosângela Freitas dos Santos, que listou dicas para economizar água, e com o professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fabrício Antônio Egert, o qual trouxe orientações em relação à economia de energia elétrica. 

ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

De acordo com Egert, atitudes simples no dia a dia podem contribuir para que as pessoas não gastem tanta energia elétrica mesmo estando grande parte do tempo em casa. Entre os cuidados listados por ele, o principal se refere ao uso do ar condicionado que costuma ser mais intenso nessa época em função do calor. Segundo o professor, o ar condicionado consome energia não pela sua potência, mas principalmente pelo tempo em que fica ligado. Diante disso, uma dica é deixar o ar condicionado ligado em uma temperatura mais elevada e utilizar ainda o ventilador, pois os dois aparelhos trabalhando juntos podem contribuir para manter o ambiente mais gelado. À noite, a dica é, se possível, manter a janela aberta já que o ar vindo da rua é mais fresquinho. 

Ao longo do dia o ideal é evitar ligar as luzes e manter janelas e portas abertas para que entre a claridade na casa. Quanto às lampadas, o recomendado é dar preferência para as lâmpadas led que além de serem mais econômicas também duram mais tempo em relação às demais. Quanto às práticas de lavar e passar roupas também é possível economizar e gastar menos energia. Segundo o professor do curso de Engenharia Elétrica da Unisc, Fabrício Antônio Egert, a dica é colocar na máquina o máximo possível de roupas sujas, isso porque toda a vez que faz a lavagem, a máquina utiliza a mesma quantidade de luz e água. "Assim a pessoa não precisa fazer várias lavagens e aproveita para lavar tudo de uma vez só", comenta. Para quem for passar roupa, a recomendação é a mesma, ou seja, quanto mais roupas forem passadas de uma vez só, menos energia o ferro irá consumir. "Porque toda a vez o ferro leva um tempo até esquentar, então sempre quando a pessoa for ligar, ele vai consumir mais energia", observa. 

No caso da geladeira, o professor sugere que a pessoa tenha em mente o que deseja pegar para então abrir a geladeira e retirar o alimento. De acordo com ele, sempre quando alguém ficar um tempo com a geladeira aberta para escolher o que retirar, mais tarde a geladeira precisará trabalhar mais para conseguir compensar todo o frio que perdeu. Quanto ao chuveiro elétrico, o recomendado é utilizar na temperatura verão para que, assim, menos energia seja consumida.

CONSUMO DE ÁGUA

A gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rosângela Freitas dos Santos, ressalta que a seca registrada nos últimos dias tem preocupado a Companhia. Diante disso, torna-se cada vez mais importante o consumo racional da água. "Ainda bem que temos o Lago Dourado, mas todas as pessoas precisam fazer a sua parte. Mesmo estando em casa, se houver o uso racional a situação não será tão preocupante", comenta. 

Entre as dicas citadas por ela está o tempo para o banho. O ideal é reduzir pela metade o tempo destinado a isso. Lavagem de carro e de calçadas, por exemplo, devem ser deixadas um pouco de lado nesse período. Caso seja muito necessário, Rosângela sugere o uso de um balde e não da mangueira. "Para quem for lavar a calçada, o ideal é primeiro varrer, tirar o grosso da sujeira, e depois lavar com água", explica. 

Conforme a gerente, o momento é de dar prioridade para a higiene pessoal, principalmente como forma de evitar a propagação do Coronavírus: "As pessoas precisam se cuidar e nós vamos continuar monitorando diariamente o Lago Dourado. Tudo vai depender de como e quanto as pessoas irão consumir água".


Foto: EBC/ Divulgação
Saiba como economizar água e energia elétrica no período de quarentena